A partir de hoje, teremos um encontro semanal sobre a Arte e Técnica Chinesa de Harmonia de Ambientes - FENG SHUI. Neste encontro, vamos esclarecer, dar dicas práticas e tirar dúvidas sobre a milenar técnica chinesa. Escrever o que "é este tal de Feng Shui?", como ele pode melhorar a energia de sua residência e como ele pode ajudar a harmonizar sua casa através da decoração, será tema dos próximos artigos. Hoje prefiro contar histórias sobre o Feng Shui.Uma mãe, por exemplo, estava preocupada com o filho de 15 anos, que dormia demais e que não rendia nos estudos. Através de uma Consultoria de Feng Shui no quarto do adolescente, detectamos que os problemas eram causados pela
decoração do quarto. Ele dormia demais e estava sempre sonolento nos estudos, porque seu quarto tinha a pintura das paredes e dos móveis na cor azul claro. Para quem não sabe, a cor azul claro ou azul céu é uma cor que acalma e relaxa. Dependendo da pessoa, ficar horas seguindas em um ambiente onde predomina esta cor poderá causar sonolência e desânimo.
As possíveis soluções para este caso seriam ou a pintura parcial ou total do quarto, usando uma cor mais "clara", como o amarelo ou o branco ou, se não se quiser mudar a cor das paredes, decorar o quarto com quadros, posters e objetos bem coloridos e que mostrem movimento, como por exemplo poster e replicas de uma Ferrari Vermelha, para estimular e acordar o garoto.
Uma outra história muito interssante é de um casal que reclamava que a vida financeira da familia era uma bagunça só. Receber o dinheiro dos negócios da família, sempre era difícil e demorado, por exemplo. Pela ótica do Feng Shui, descobrimos que a Energia da Prosperidade e Dinheiro desta família caía no "Quarto da Bagunça" da casa deles.
Quarto da Bagunça é sinônimo de desorganização e de energia estagnada, que afeta a Riqueza da família. A solução mais prática neste caso é simples: arrumação, limpeza e organização dos entulhos e objetos do quarto. E, depois, rebatizar o cômodo para "dispensa". Com estas pequenas soluções, a vida finaceira do casal começou a fluir melhor.
E quando uma pessoa reclama que a sorte e as oportunidades não batem em sua porta e, quando batem, demoram para se concretizar? Por onde devemos começar a analisar este problema?
Pela própria porta de entrada. De acordo com o Feng Shui, a Energia entra e circula em uma casa, pela porta de entrada principal e, junto com esta Energia, entram a Sorte e as Oportunidades. Se casa, porém, tem uma numeração má sinalizada e a passagem de acesso à porta de entrada estiver
obtruída com uma série de objetos e entulhos, que impeçam a circulação, nunca a Energia e as Oportunidades chegarão a esta casa. E, mesmo que cheguem, demorarão a se concretizar.
A solução para estes casos, apresentada pelo Feng Shui, é melhorar a identificação dos números da casa e liberar a passagem e a própria porta destes objetos que atrapalham a circulação.
Como deu para notar, existem muitos casos e exemplos em que o Feng Shui ajudou a resolver problemas que aparentemente nada tinham a ver com o ambiente em que se vivia. Mas, para continuar, é preciso antes responder a algumas perguntas, como:
Afinal, o que é e como o Feng Shui trabalha?
Quais os intrumentos e métodos que o Feng Shui utiliza?
O Feng Shui pode ser aplicado apenas a uma residência?
Qualquer pessoa pode aprender a aplicar o Feng Shui?As repostas a estas e outras perguntas serão dadas ao longo das próximas semanas.