Quando comecei escrever esta coluna, minha intenção era a de ser o mais prático possível explicando com detalhes cada ponto de uma casa e suas "curas" pelo Feng Shui. Quem já leu os primeiros artigos notou que estou ainda na parte externa da casa e ainda temos muitas coisas a escrever.Mas, devido ao grande número de mensagens que recebi no Consultório de Feng Shui perguntando sobre os efeitos maléficos do banheiro numa residência, tive que mudar um pouco meus planos para escrever um "artigo emergencial" para falar um pouco sobre este vilão das casas, que rouba energia e oportunidades, como ele "trabalha" e que curas podemos aplicar pelo Feng Shui.
Apesar de não ser o lugar mais aconchegante da casa, o banheiro é, sem dúvida, o mais disputado. Lá, a gente esquece da vida, coloca a leitura em dia, ensaia para o karaoquê e sonha.
Água: essa é a palavra-chave. O elemento água corresponde à prosperidade e é justamente pelo banheiro que ela literalmente entra pelo cano e vai embora de casa. Como a função dos ralos, canos e vaso sanitário é tirar para fora da casa toda água utilizada na nossa higiene, simbolicamente, estes orifícios também roubam toda Energia Chi que circula no Banheiro, deixando o local e os comodos vizinhos desvitalizados. É por isso que o banheiro é considerado um lugar muito problemático pelo Feng Shui.
Lá, depositamos todos os nossos dejetos e impurezas e, se esse cômodo não for muito bem cuidado, pode ocasionar, além das perdas materiais, problemas de saúde, gastos excessivos e desnecessários, desgaste nos relacionamentos afetivos, dificuldades no trabalho e negócios e muitas noites mal dormidas.
Poucos espaços interiores são projetados para serem usados exclusivamente por uma pessoa de cada vez. Os banheiros têm funções particulares e lá nos sentimos vulneráveis, indefesos, literalmente nus e expostos no que o ser humano tem de mais animal: suas sujeiras físicas, seus cheiros e secreções. Os chineses costumavam construir os banheiros em locais separados da casa a fim de resguardar a privacidade dos usuários e poupá-los de possíveis desvitalizações ou contaminação por energias mais densas.
Exageros à parte, ouvir o som da descarga do toalete pode provocar sentimentos desagradáveis ou constrangedores em visitas mais formais, tanto é que os fabricantes de válvulas se esforçam para colocar no mercado modelos cada vez mais silenciosos.
O banheiro deve ser mantido impecavelmente limpo e livre de cheiros desagradáveis. Uma boa luminosidade ajuda a energizar o local e a ventilação a renovar o ar e as energias. Banheiros sem janelas ou qualquer meio de ventilação são muito problemáticos. Encanamentos velhos e com vazamentos, nem pensar! As louças sanitárias, vidros e portas devem estar em bom estado e evite bangunça. Nada de roupas espalhadas, cremes ou shampoos jogados.
A decoração deve ser simples e sem muitos ornamentos. Banheiros muito entulhados são ruins. Para elevar o padrão da energia opte por objetos de cor verde ou em madeira. As plantas que crescem para cima também são muito positivas. Se o local não for propício para o cultivo de plantas, você pode tranqüilamente utilizar as artificiais.
Perfumes, sprays, incensos e tudo o que cheira bem ajuda a manter o ambiente positivo. Com relação às cores das paredes, todas as que sejam claras são bem-vindas, apenas evite o preto e azul claro, pois são cores da água no Feng Shui e quanto menos água, melhor.
Para a energia do bannheiro ficar mais positiva, coloque na sua decoração as cores verde, amarelo e areia. A localização deste ambiente é primordial para a saúde energética da casa e seus moradores. Um banheiro nunca deve estar de frente para a porta da cozinha, já que deixaria a principal área de prosperidade desvitalizada. O mesmo vale para as portas dos quartos, provocando sono agitado, cansaço e até insônia.
Também é muito negativo quando a porta da frente se abre diretamente para um banheiro. Dessa maneira, a energia que entra para a casa pela porta principal é automaticamente sugada pelo banheiro e remetida pelo ralo, deixando todos os outros ambientes sem energia.
O mesmo acontece para banheiros localizados no fim de um corredor. Os corredores têm a propriedade de acelerar o "chi" (energia vital), levando-o mais rapidamente direto para o ralo do banheiro. Colocar um banheiro bem no centro da casa não é uma boa idéia, aliás, é uma péssima idéia. O centro da casa é o seu coração. Não é preciso ser especialista em Feng Shui para intuir que banheiro não é o melhor cômodo para se ter nessa posição da casa.
Pra que não haja roubo de energia dos cômodos vizinhos e do próprio banheiro, mantenha sua porta sempre fechada, os ralos tampados com um tapete e a tampa da privada sempre abaixada. Antes de encerrar, é bom lembrar que este artigo só "pincelou" algumas dicas gerais sobre o banheiro. Em breve, iremos escrever com mais detalhes sobre o tema. Não se esqueça: caso queira fazer perguntas sobre Feng Shui, envie suas dúvidas ao Consultório de Feng Shui.