A agenda lotada nem sempre é uma imposição dos pais. Muitas vezes, os próprios estudantes preferem ocupar-se com várias tarefas extra-escolares à ficar em casa sem ter o que fazer. A estudante Flávia Andrade Ferrari, 14 anos, é uma delas. Para a adolescente, além de aprimorar os conhecimentos, as atividades extra são uma oportunidade de fazer novos amigos.Além de cursar a 8a série do ensino fundamental, Flávia faz curso de inglês, espanhol, teatro e pratica pólo aquático. Apesar da agenda cheia, Flávia tem tempo para fazer as lições de casa, estudar para provas e ainda sobra um horário livre para o lazer. "Acho que é possível conciliar tantas tarefas porque gosto de tudo que faço. Nos cursos, ainda tenho a chance de fazer novas amizades fora da escola", diz.
Para a estudante, administrar tantos compromissos é uma habilidade e não um problema. "Fazer várias atividades durante a semana não atrapalha em nada. Ao contrário, ajuda. Estudo inglês desde criança e não tenho dificuldades na escola por isso. Hoje em dia, o mundo está muito competitivo e todo conhecimento a mais é um diferencial".
Assim como Flávia, Jule Vasconcelos da Silveira, 11 anos, ocupa todo o tempo com atividades extra-escolares. Ela está na 5a série e também não vê problemas em conciliar todas as tarefas da agenda. Além das aulas de ginástica rítmica desportiva (GRD), ela freqüenta curso de inglês. No ano passado, também fazia capoeira, mas desistiu porque estava sem tempo para todas as atividades. "Estava com dificuldade na escola e precisava estudar mais. Queria ter mais tempo para fazer tudo o que gosto. Mas a minha mãe disse que eu preciso primeiro estudar para as matérias da escola", afirma.