Se você quiser ocupar seu filho com uma atividade empolgante e educativa, a melhor solução é optar pelos esportes. Ainda mais porque é bem provável que ele não queira deixar essas aulas mesmo depois das férias acabarem. Outro ponto a favor para os pais que trabalham é que o esporte gasta a energia da criança e ela não ficará em casa andando de uma lado para o outro pronta para fazer arte. Veja o que alguns esportes estimula na criança:
- Natação e capoeira, por exemplo, são esportes individualistas. A natação faz muito bem à saúde, mas não estimula o convívio em grupo. A capoeira, por exemplo, é um esporte no qual a criança aprende os movimentos sozinha.
- Futebol, vôlei e basquete: estimulam o espírito de equipe. Isso acaba se refletindo em casa e na escola. Os esportes coletivos são atividades propícias para fazer novos amigos. Nas férias, longe dos coleguinhas de classe, a criança pode se sentir um pouco sozinha se não tiver algo que substitua esses laços.
- Circo: aulas de trapézios, malabares e cama elástica. Crianças acima de sete anos podem aprender a andar com perna de pau e a fazer números aéreos. O mais legal desta atividade é que a criança aprende a ter consciência de próprio corpo (noção de equilíbrio, flexibilidade...)
- Equitação: além de aprender noções de montaria, como galope e trote sentado, a criança vai conviver diretamente com os animais. Ótima oportunidade para um contato mais estreito com a natureza.
- Surfe: Na praia ou na piscina (sim, dá para ter aulas de surfe também num clube ou academia), a criança aprende a subir na prancha, sentar, remar e se equilibrar nas ondas.
Também não se esqueça das atividades de iniciação musical e pequenos trabalhos manuais. Eles aumentam a auto-estima. Exemplos:
- Música, em geral
- Pintura (oficinas de óleo sobre tela)
- Poesia (oficinas de mímicas, dramatizações)
- Teatro de máscaras
- Culinária
- Dobraduras
- Jardinagem