Muita coisa mudou nos últimos anos, mas, infelizmente, os homens ainda são cobrados pela força. Eles devem ser como soldados corajosos e "prontos para a guerra" a qualquer momento. Um livro antigo chamado Homens - Um guia para conhecê-los melhor traça justamente esta relação entre os fatos históricos e a personalidade masculina. Quando o Titanic estava afundando, mulheres e crianças foram colocadas em barcos salva-vidas; os homens e os adolescentes foram deixados para trás, indo a pique com o navio. Este é um dos episódios que nos mostra a origem (e manutenção) desta pressão constante sobre eles.Ser forte e corajoso significa fazer o que precisa ser feito sem demonstrar sentimento. A mulher precisa compreender isto para entender melhor o universo masculino. Às vezes, por toda esta cobrança, eles aprendem a não perceber sentimentos de medo e incerteza. Alguns os sentem, mas não demonstram. São chamados, a toda hora, de insensíveis e duros, mas, na verdade, esta é uma conseqüência séculos de história.
Muitos homens não percebem a importância desta abertura emocional enquanto não são ameaçados por alguma situação limite. Um divórcio, por exemplo. Portanto, abra o jogo se seu marido ou namorado fizer parte deste time de durões. Não será uma batalha fácil, pois, para alguns homens, isto será "desaprender" completamente o que foi ensinado. Não desista. Por amor, tudo é possível.
Para o psicoterapeuta Ari Rehfeld, supervisor da clínica psicológica da PUC-SP, esta já não tem sido mais a tônica das queixas das pessoas que procuram a terapia de casal. A mulher já reconhece a sensibilidade de seu parceiro e esta frieza, tanto no homem como na mulher, já são observados quase que na mesma proporção. Ou seja, estamos evoluindo (e muito) neste quesito.