Em julho de 1990, Roger Waters voltou a apresentar 'The Wall' na íntegra ao vivo, mais de 20 anos depois do lançamento do disco, em 1979. O show foi realizado em Berlim, apenas oito meses após a queda do Muro de Berlim, símbolo da Guerra Fria que opôs União Soviética (comunista) e EUA (capitalista).
O curioso é que, um ano antes do show em Berlim, o músico afirmou em entrevista que havia uma única chance para ele voltar a montar a ópera rock ao vivo: se o Muro de Berlim viesse abaixo - o que ocorreu quatro meses depois.
Batizado de 'The Wall - Live in Berlin', a apresentação foi solo de Waters, sem a presença de nenhum outro integrante do Pink Floyd. No entanto, além da banda de acompanhamento do músico, houve diversas participações especiais no palco, como do grupo de hard rock alemão Scorpions, do cantor canadense Bryan Adams e das cantoras Sinéad O´Connor e Cindy Lauper.
Um palco de 170 metros foi montado em um terreno entre a Praça Potsdamer e o Portão de Bradenburgo para receber o espetáculo. Sobre ele foi erguido um muro de 25 m de altura, construído em grande parte antes do show - com o restante sendo feito durante a apresentação.
'The Wall - Live in Berlin' se encontra até hoje entre os shows com maior público pagante da história. Segundo disse o próprio Waters no DVD do espetáculo, lançado em 2003, depois que mais de 350 mil pessoas haviam entrado na pista de onde assistiriam ao show, mais 100 mil fãs foram liberados para prestigiá-lo.