The Wall
a turnê original

Lançado no dia 30 de novembro de 1979, o disco 'The Wall' é considerado a grande obra prima do Pink Floyd. Além de ser até hoje o recordista de vendas da banda, com 23 milhões de cópias comercializadas - terceira maior marca da história da indústria fonográfica -, o trabalho criou no rock um conceito teatral até então nunca visto em shows.

Totalmente escrito pelo então baixista e guitarrista do Pink Floyd Roger Waters, 'The Wall' é quase uma autobiografia do músico. O disco explora o abandono e o isolamento, simbolizados por um muro metafórico construído entre o protagonista, Pink, e o resto do mundo.

O personagem é um jovem que perde o pai quando criança - assim como Waters, cujo progenitor foi a óbito durante a II Guerra Mundial. Oprimido pela mãe e atormentado pela tirania dos professores na escola, o protagonista fica traumatizado, o que o leva a construir um muro metafórico para se isolar da sociedade.

Já na vida adulta, Pink se torna um roqueiro de sucesso. No entanto, a infidelidade da mulher e o abuso em drogas levam o casamento à bancarrota. O muro, então, é terminado, e o jovem se isola de vez do mundo. Sua crise chega ao ápice quando ele passa a ter alucinações em seus shows, nos quais, de repente, passa a se ver como um ditador fascista. Atormentado pela culpa, ele se coloca em um julgamento interno, no qual é recebe a ordem de derrubar o muro e voltar a se abrir para o mundo exterior.

A turnê do disco, batizada de The Wall Tour, começou em fevereiro de 1980, na cidade de Los Angeles. Se o Pink Floyd estava acostumado a fazer giros relativamente longos - 'In the Flesh' teve 55 datas, enquanto 'Dark Side of the Moon', 90 -, 'The Wall' teve apenas 31 shows, entre os anos de 1980 e 1981.

De fato, as apresentações não podem sequer ser consideradas parte de uma turnê. Isso porque todas elas ocorreram em apenas quatro cidades do mundo - Los Angeles, Uniondale (Estado de Nova York), Londres e Dortmund (Alemanha). A capital britânica, a mais felizarda, por exemplo, viu a banda em onze datas, enquanto a nova-iorquina Uniondale, a menos, em cinco.