Segundo a professora Silvia Colello, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), permitir a uma criança ir à faculdade é inadequado. "A visão de que educação é informação, conhecimento é errado. (...) Educação é uma coisa mais séria do que o acúmulo de informações".
Segundo a professora, o menino pode até ter, de alguma maneira, o conhecimento, mas não é só isso que deve se adquirir na escola. "Esse menino já pode ter o conhecimento, mas fisicamente, socialmente, emocionalmente, sexualmente e em todos os outros aspectos, ainda não é um adulto".
"Ele está queimando etapas em outros processos que são igualmente importantes na formação humana. (...) Devemos aprender valores, a conviver com as diferenças. Ele recebe uma mensagem de que é melhor do que os outros", diz a professora.
Silvia explica que essa queima de etapas pode levar a diversos problemas na vida adulta, até à depressão. "Com 20 anos, ele vai poder ser profissional em três áreas, mas o que ele vai fazer com 50 anos? Vai chegar um momento que ele não vai ter o sentimento da conquista. (...) Se ele fizesse medicina, com 17 anos ele teria maturidade para trabalhar em um hospital?"