|
|
Caso Elián - Cronologia
Novembro 1999 Dezembro 1999 Janeiro 2000 Fevereiro 2000 Março 2000 Maio 2000 Junho de 2000
ABRIL 2000
3 - O governo americano concede vistos ao pai de Elián e a outras cinco pessoas.
4 - Manifestantes rompem, pela segunda vez em 24 horas, as barreiras policiais ao redor da casa onde vivia Elián. Eles exigiam que o menino ficasse em Miami.
6 - O pai de Elián chega a Washington, acompanhado da sua nova esposa, Nersy Carmenate, e Hianny, filho de seis meses dos dois. Ele diz que quer seu filho de volta "o mais rápido possível".
12 - Janet Reno viaja a Miami para acelerar a entrega do menino, mas fracassa.
13 - O tio-avô de Elián se opõe à ordem de Reno, que o mandara entregar o menino na sexta-feira dia 14. Também no dia 13 os parentes exibem um vídeo de Elián dizendo "Não quero ir para Cuba".
19 - O Tribunal de Apelações de Atlanta (Geórgia) proíbe que o menino deixe os EUA até que se esgotem as instâncias de julgamento do recurso apresentado pelo seu tio-avô. Reno disse que a decisão não impede que Elián seja entregue ao pai nos EUA.
20 - Grupos de exilados cubanos montam guarda 24 horas por dia em frente a casa de Lázaro González para evitar que os agentes federais tentem retirar o menino.
21 - O governo americano afirma que prepara uma operação para pegar Elián na casa dos parentes, em Miami.
22 - O menino é resgatado da casa dos parentes em uma operação-relâmpago dos agentes federais, e levado a Washington, onde se reúne com o pai.
volta
|
|