Celera - Empresa privada criada pelo americano Craig Venter, principal competidora do Projeto Genoma Humano.
DNA - Sigla em inglês para ácido desoxirribonucléico. É um complexo filamento de substâncias químicas, em forma de espiral, que, ordenadas de forma especial em cada ser, diferenciam um indivíduo de outro, como uma "marca registrada" genética que condiciona desde a cor dos olhos até a ocorrência de uma doença.
Cromossoma: A microscópica e filiforme parte da célula que contém dados hereditários em forma de genes. A espécie humana tem 46 cromossomos (23 pares).
Gene: Unidade física e funcional da cadeia de DNA que determina uma característica do indivíduo e é transmitida de geração em geração. O termo "genes" vem do grego e significa origem ou nascimento.
Genética - Ciência que trata da reprodução, herança, variação e do conjunto de fenômenos e problemas relativos à descendência.
Genoma: Código genético necessário na criação de uma criatura viva, seja vegetal, animal ou humano. O mapa genético inclui o DNA (ácido desoxirribonucléico), uma longa seqüência molecular de fosfato e acúcar em forma de um cadeia de duplos hélices, compostas por elos chamados bases. A primeira seqüência do genoma humano foi publicada no dia 26 de junho de 2000.
Projeto Genoma Humano - Consórcio reunido para determinar a seqüência completa do DNA humano, envolvendo 16 laboratórios em 6 países.
Proteínas: Substâncias que compõem todo o nosso corpo e são controladas e responsáveis pela ativação dos genes também.
Sequência: Leitura das bases do DNA, que possui cadeias de bases designadas pelas letras A, C, G e T (adenina, citosina, guanina e timina). O sequenciamento requer a divisão do DNA em pequenos pedaços para depois reunir os dados.
Fonte: AFP
volta