O Júri

O julgamento de Lindemberg Alves Fernandes será na modalidade de júri popular. Assim, sete jurados são escolhidos no início da sessão entre 25 pessoas pré-selecionadas a partir do cadastro de cidadãos da Vara de Santo André. Na primeira parte, as testemunhas de acusação são ouvidas e, depois, as de defesa. Após isso, o réu é interrogado e abre-se espaço para os debates. O Ministério Público e a defesa do réu têm uma hora e meia cada para se pronunciar. Se a promotoria quiser réplica, tem mais uma hora para falar - e a defesa mais uma hora na tréplica.

Depois dos debates, os jurados se reúnem em uma sala secreta para responder a perguntas formuladas pelo juiz que preside a sessão. Se os jurados considerarem o réu culpado, o juiz faz a sentença, determinando a pena, e a anuncia aos presentes. O julgamento pode se estender por vários dias.

Para o júri de Lindemberg, haverá 182 lugares na plateia, sendo que 50 são reservados a jornalistas e 20 para familiares das vítimas. Os assentos restantes serão liberados para o público em geral. Na entrada do fórum, haverá distribuição de senha para os interessados. Não será permitido a entrada de câmeras filmadoras ou fotográficas.

fonte: Tribunal de Justiça de São Paulo

foto: Reinaldo Marques/Terra

foto: Reinaldo Marques/Terra