A redução das áreas de risco na cidade de São Paulo é levada a cabo, em maior parte, por três secretarias municipais – a de Habitação (Sehab), por meio do Programa de Urbanização de Favelas e do Programa de Mananciais; a de Serviços Públicos (SMSP), a partir do Programa de Intervenção em Áreas de Risco; e do Verde e Meio Ambiente (SVMA), com o Programa de Implantação de Parques Lineares.
Entre as providências estão projetos e obras de contenção e drenagem, urbanizações de assentamentos precários, políticas de apoio habitacional e implantação de parques. Dos 1.179 setores mapeados em 2010, 268 estão inseridos em projetos em execução ou já contratados pela Sehab, sendo 136 em R3 ou R4. Segundo o Plano Municipal de Habitação, as demais áreas devem receber intervenções até 2024, com prioridade aos setores R3 e R4.
Em paralelo, a população pode ajudar participando voluntariamente dos Núcleos de Defesa Civil da Comunidade (Nudec), que servem como canal de comunicação entre bairros e subprefeituras, efetuando o monitoramento permanente das áreas e apontando casos de emergência ou que possam redundar na ocorrência de acidentes.