Depois de dois anos de mistério, a causa da queda do avião Airbus A330 da Air France pode ser finalmente elucidada. As duas caixas-pretas da aeronave foram encontradas e recolhidas a cerca de 4 mil m de profundidade do Oceano Atlântico pelo robô Remora 6000, da empresa americana Phoenix International. Em seu primeiro mergulho nas buscas do voo AF 447, a máquina, guiada por técnicos a bordo do navio Ile de Sein, achou o chassi do equipamento que grava os dados. Nos dias seguintes, o Remora resgatou as duas caixas e passou a auxiliar no resgate dos corpos. O robô tem tradição em buscar peças perdidas no fundo de oceanos e, há mais de 10 anos, participa de missões que incluem a captura de restos de mísseis, aviões e submarinos.
O pequeno tamanho do robô permite que o veículo se desloque com precisão em espaços apertados. O Remora 6000 é controlado remotamente por operadores. A máquina é composta por duas câmeras: uma auxilia a navegação e a outra, a busca em meio aos destroços.
As imagens coletadas pelo robô e o fornecimento de energia são transmitidos por meio de cabos de fibra ótica que ligam o equipamento ao navio. As caixas-pretas foram recolhidas pelo Remora com auxílio dos braços mecânicos. Os equipamentos do Airbus foram colocados em uma espécie de gaiola, afixada com um cabo na parte de baixo do robô e transportada por cerca de 4 km.
O Remora 6000 conta com 25 cavalos de potência, quatro propulsores laterais axiais e dois verticais, altímetro, sensores de pressão, scanner sonar e lâmpadas.
Com todos os periféricos, chega a pesar 900 kg e atinge 1,7 m de comprimento, 1 m de largura e 1,2 m de altura. Tem capacidade de operar em até 6 km de profundidade.