Aprenda a escovar os dentes e a usar o fio dental
Escovação
Existem várias técnicas de escovação. O dentista Fernando Neves Nogueira ensina o passo-a-passo de duas delas. O procedimento é semelhante. O que muda são os movimentos da escovação: você pode optar por mover a escova para a frente e para trás, em um vai-e-vem, ou por fazer movimentos circulares.
Segure a escova em um ângulo de 45 graus, começando pela parte exterior dos dentes da frente. Escove suavemente, tomando cuidado com a gengiva. A seguir, escove a parte exterior dos dentes traseiros, começando junto à linha das gengivas. No interior dos dentes traseiros, escove de forma vigorosa e com a escova inclinada. A partir daqui, os movimentos são sempre de vai-e-vem. Para limpar o interior dos dentes da frente, posicione a escova na vertical e mova-a para cima e para baixo. Termine escovando suavemente as superfícies de mastigação, segurando a escova reta. Para garantir um hálito agradável, finalize escovando sua língua.
Fio dental
O uso do fio dental é muito importante pois ele é o único instrumento capaz de remover a placa bacteriana da região entre um dente e outro. Utiliza-se da seguinte maneira:
Enrole cerca de 45 centímetros de fio à volta dos seus dedos médios. Suavemente, passe o fio por entre os dentes. Para remover a placa ou resíduos, passe o fio suavemente para cima e para baixo contra o dente. Quando mudar de dente, use uma porção não usada de fio dental.
Redação Terra
|