Ter uma boa qualidade de vida mantém os seus níveis de colesterol baixos, além de ser a melhor forma de se manter saudável. Fazer exercícios regularmente e ter uma dieta sadia são boas recomendações para manter o colesterol baixo.Alguns médicos recomendam também tomar vitaminas E e C, junto de remédios para abaixar o colesterol. Mas pesquisas recentes indicam que o uso dessas vitaminas antioxidantes tem um resultado pior do que não tomar remédios. "Isso ocorre porque além de abaixarem o colesterol mau, essas vitaminas também abaixam um tipo do colesterol bom, importante para o corpo" disse o endocrinologista do Hospital Albert Einstein, Ricardo Botticeini Peres.
O colesterol é dividido em dois tipos: o colesterol de alta densidade e o colesterol de baixa densidade. Esse último, cuja sigla em inglês é LDL, é conhecido como colesterol mau, pois ele se deposita nas artérias causando problemas de saúde, principalmente problemas cardíacos.
Já o colesterol de alta densidade, cuja sigla é HDL, é produzido pelo nosso próprio corpo e ajuda a limpar os vasos sangüíneos. É o chamado "colesterol bom" e é dividido em subtipos, como tipo um, tipo dois, tipo três.
Essas vitaminas ajudam a diminuir o LDL, mas, em compensação, diminuem também o tipo dois de HDL, o mais importante para o corpo, fazendo com que o tratamento com remédios perca o efeito. É importante manter os níveis do colesterol LDL baixos, ou do contrário há grandes chances de infartos ou outros problemas circulatórios, inclusive no cérebro.