Sugestão de cardápio |
Veja um cardápio simples e acessível:Uma maçã (além de alimentar, ajuda a limpar a boca, os dentes e a garganta). Meio sanduíche de pão integral com queijo branco, peto de peru e um ovo cozido. Uma taça de cereais integrais com leite. Um suco de laranja.Lembre-se de que este cardápio é apenas uma sugestão. Faça as alterações que achar melhor, invente, varie. Só não deixe de tomar o seu café da manhã de rei.
|
A máxima popular "de manhã, coma como um rei; no almoço, como um príncipe; no jantar, como um mendigo" faz, sim, muito sentido, pois as primeiras horas do dia são as que mais exigem do organismo.
Se você costuma sair de casa correndo, pela manhã, com o estômago vazio, saiba que uma boa refeição ao acordar aumenta o seu rendimento em qualquer atividade (estudo, trabalho, esporte) e ainda ajuda a emagrecer, pois faz com que você sinta menos fome ao longo do dia.
Pesquisas revelam que a má alimentação pela manhã causa diversos problemas de saúde, incluindo exaustão física e falta de memória. Como explica a nutricionista Patricia Escobar, quando uma pessoa começa o dia de estômago vazio, o organismo tende a buscar energia das reservas de proteínas, o que pode causar esgotamento físico.
Então, abandone as desculpas do tipo "não tenho tempo", "não tenho fome de manhã", "estou de regime", e faça uma boa refeição antes de sair de casa. Os alimentos mais importantes a serem consumidos pela manhã são os alimentos energéticos, principalmente os carboidratos e as proteínas. Então, abuse dos derivados do leite, dos cereais e do pão e, se não resistir a um doce, aproveite este horário para satisfazer sua vontade. Outro tipo de alimento fundamental a essa hora é um suco ou fruta que contenha muitas fibras, para facilitar a digestão.