Vida e Saúde Dicas de Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Dicas de Saúde
  ESTUDO
Beber bastante água diminui risco de enfarte, sugere estudo

Quer diminuir o risco de sofrer enfarte? Tome mais água e diminua a ingestão de outras bebidas, informou uma nova pesquisa. Uma equipe da Universidade Loma Linda, na Califórnia, verificou que as pessoas que bebiam ao menos cinco copos de água por dia apresentavam uma probabilidade menor de morrer de enfarte que aquelas que tomavam dois copos ou menos por dia.

Por outro lado, os voluntários do estudo que consumiam outros tipos de bebida em grandes quantidades tiveram mais propensão a morrer em decorrência do problema cardíaco que os participantes que ingeriam um volume menor desses líquidos. Entre as mulheres que tomavam outras bebidas em grandes quantidades, o risco de morte mais que dobrou. Os resultados do trabalho se basearam em levantamentos sobre o estilo de vida realizados em 1976 com pessoas que freqüentavam a Igreja Adventista do Sétimo Dia, na Califórnia. No total, 8.280 homens e 12.017 mulheres, todos com idade igual ou superior a 38 anos na época, responderam as pesquisas.

Os autores do estudo, que foi coordenado por Jacqueline Chan, acompanharam os participantes por seis anos e observaram as taxas de ocorrência de doença coronariana. No total, 246 pessoas morreram de doença cardíaca no período. A equipe descobriu que as mulheres que bebiam mais de cinco copos de 224 mililitros de água por dia tinham uma probabilidade 41% menor de morrer de enfarte durante o período de estudo que aquelas que tomavam dois copos ou menos diariamente. Entre os homens que bebiam muita água, esse risco diminuiu 54%.

Quando os pesquisadores analisaram o consumo de outros tipos de bebida, como café, chá, suco, leite e álcool, observou-se o oposto. As mulheres que ingeriam grande quantidade desses líquidos apresentaram uma chance duas vezes maior de morrer por enfarte. Entre os homens, o consumo elevado de outros produtos foi associado a uma elevação de 46 por cento no risco de morte por enfarte. Em entrevista, Chan explicou que os pesquisadores acreditam que, quando as pessoas bebem água, essa substância é absorvida pelo sangue, o que diminui a "viscosidade" sanguínea. Isso reduz a possibilidade de desenvolver coágulos, o que pode causar um enfarte.

O consumo de outros líquidos pode "engrossar" o sangue, pois, para serem digeridos, eles precisam apresentar a mesma concentração de partículas que o sangue. Na digestão, como as outras bebidas precisam ser diluídas, a água passa do sangue para os intestinos. Esses resultados precisam ser confirmados por outros estudos, afirmou Chan. Ela acrescentou que existem certas diferenças entre os participantes da pesquisa e a população em geral. Todos eram brancos, e a maioria tinha dieta saudável e praticava exercícios. Poucos voluntários afirmaram beber álcool ou fumar.

Chan disse, no entanto, que não acredita que existam diferenças raciais importantes e que sua equipe utilizou ferramentas estatísticas para eliminar o efeito de outros fatores sobre o enfarte. Mesmo assim, eles constataram que a água parecia proteger as pessoas. A aspirina e o álcool reduzem o risco de enfarte, mas podem causar outros problemas de saúde. Já a água é uma maneira barata, fácil e inofensiva de ajudar o coração, afirmou Chan. A água "só pode fazer bem", disse a coordenadora do trabalho.

Com relação à ligação entre o risco elevado de enfarte e o consumo de suco, que é uma bebida saudável, Chan disse que não quer que as pessoas parem de beber suco. Elas devem, no entanto, monitorar a ingestão da bebida. "Suco é muito saudável, você só precisa de moderação", afirmou a pesquisadora.

Reuters Health

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade