Vida e Saúde Dicas de Saúde
Sites relacionados
Dr. Mundi
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde toda semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Dicas de Saúde
  ESTUDO
Aspirina pode reduzir risco de câncer de pulmão

A aspirina, droga centenária que alivia dores de cabeça e ajuda a prevenir enfartes e derrames, também pode reduzir o risco de câncer de pulmão, disseram cientistas na terça-feira. O fumo é a causa da maioria dos casos de câncer de pulmão, mas a equipe da Escola de Medicina da Universidade de Nova York descobriu que tomar aspirina, ou ácido acetilsalicílico, regularmente pode ter um efeito protetor contra a doença, que é um dos tipos de câncer que mais mata.

"Não fumar é a melhor forma de prevenir o câncer de pulmão, mas nosso estudo indica que o uso regular da aspirina também poderia conferir algum grau de proteção contra a enfermidade", disse Arslan Akhmedkhanov. Os cientistas entrevistaram 14 mil mulheres de Nova York sobre o uso de longo prazo da aspirina e compararam os históricos médicos de 81 mulheres que desenvolveram esse tipo de câncer e mais de 800 que não tiveram a doença.

O fumo foi o principal fator no desenvolvimento da doença, mas a equipe verificou que as participantes que tomavam aspirina regularmente tiveram menos da metade do risco normal de sofrer câncer de pulmão de célula não-pequena, a forma mais comum da enfermidade. "Precisamos de pesquisas de larga escala para confirmar os resultados desse estudo, mas certamente ele confirma outras evidências sobre os benefícios da droga à saúde", disse Akhmedkhanov, cuja pesquisa está publicada no British Journal of Cancer.

Estudos demonstraram que a aspirina, um dos remédios mais populares do mundo, também pode ajudar a proteger contra o câncer de próstata. Pesquisadores estão desenvolvendo estudos sobre o impacto do medicamento no câncer de intestino e de esôfago. Os cientistas não sabem como a aspirina reduz o risco de câncer, mas suspeitam que essa ação possa estar ligada aos efeitos antiinflamatórios.

"A aspirina é uma droga extraordinária, com uma ampla gama de benefícios à saúde. E essa é a última evidência que indica que ela poderia ser uma arma útil contra o câncer", disse o professor Gordon McVie, diretor-geral da entidade britânica Cancer Research UK. Em um estudo separado na revista, pesquisadores da Agência Internacional de Pesquisa de Câncer disseram que as mortes por câncer de pulmão entre os britânicos devem cair 20% no caso dos homens e 8% entre mulheres nos próximos cinco anos.

Reuters

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade