Se para você Natal é uma época em que não dá para manter nenhuma dieta ou hábito saudável, cuidado. Sair um pouquinho da linha é normal, o que não pode acontecer é deixar essa "escapada" prejudicar a saúde.
Como tudo gira em torno da ceia e do almoço de Natal, eles costumam ser os "vilões" da data em termos de saúde. Isso porque os quitutes são geralmente preparados sem grandes preocupações na prevenção do colesterol e do acúmulo de gordura.
Evite ao máximo alimentos gordurosos ou, ao menos, coma-os com moderação. Assim, você estará evitando problemas na digestão.
Deve-se estar atento, também, à conservação da comida, principalmente se a noite de Natal estiver quente. Alguns alimentos se deterioram com facilidade, como frutos do mar, pescados e molhos à base de tomate, podendo causar vômitos e diarréia, sintomas de intoxicação alimentar.
Em vários lugares, é normal que se faça o almoço de Natal no dia seguinte à ceia, portanto, evite os excessos alimentares, como a ingestão de grande quantidade de gordura e sal podem levar à elevação da pressão arterial, outro problema bastante freqüente nessa época do ano, e que deve ser tratado com urgência.
Para prevenir esses incidentes, o ideal é manter uma alimentação equilibrada e leve durante o dia, além de tomar bastantes líquidos.
Se, mesmo sabendo que não deve, você exagerar e passar mal no Natal, faça uma boa hidratação com soro caseiro, para repor líquidos e sais minerais. Em casos mais críticos, procure imediatamente o serviço médico.