Vida e Saúde Saúde em Dia
Capa
Vida Saudável
Dicas de Saúde
Boa forma
Gravidez e Filhos
Testes e Especiais
ABC da Saúde
Notícias
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em Dia
  DERRAME
Substância natural recupera conexão nervosa após derrame
Terça, 25 de junho de 2002, 11h53

A injeção de uma substância produzida naturalmente pelo organismo no cérebro de ratos ajuda a restaurar algumas conexões entre células cerebrais danificadas pelo derrame, demonstrou uma nova pesquisa. No estudo, a equipe de Larry Benowitz, da Universidade Harvard, aplicou inosina - substância química que ajuda a formar adenosina (um dos compostos do DNA, o material genético) - no cérebro de ratos vítimas de derrame.

Após a administração de uma dose de inosina, o desempenho dos ratos na realização de determinadas tarefas, como pegar alimentos ou colocar as patas sobre uma mesa, melhorou. A análise do cérebro dos roedores mostrou que algumas células nervosas tinham formado novas conexões com as áreas que estavam isoladas por causa da enfermidade. Benowitz disse que os animais melhoraram após as injeções de inosina. No entanto, o composto não reverteu totalmente os efeitos do derrame, comentou o pesquisador.

"Os ratos estão recuperando uma parte significativa das funções perdidas", afirmou Benowitz. "Mas, certamente, não de modo integral." Pessoas afetadas por derrame, geralmente, apresentam prejuízos graves. Por esse motivo, embora a inosina não os faça voltar a tocar piano, a substância pode os ajudar a manusear os talheres e a realizar outras funções cotidianas que perderam. "Em termos de qualidade de vida, uma pequena recuperação pode ser um grande avanço", disse o coordenador do estudo.

No trabalho, publicado na edição de 25 de junho da revista Proceedings of the National Academy of Sciences, a equipe de Benowitz acompanhou o progresso de ratos que receberam injeções de inosina. Os resultados apresentados foram comparados aos de roedores que não-tratados com a substância.

Antes da aplicação do composto, os ratos mal colocavam a pata dianteira - afetada pelo derrame - sobre a mesa, informaram os autores. Dezenove dias após a injeção, os animais recuperaram de forma quase completa a capacidade de mover a pata. Os ratos que não receberam o composto apresentaram uma melhora de cerca de 50%. Além disso, os animais tratados tornaram-se mais aptos a buscar comida e mostraram-se melhores nadadores que os roedores do grupo que não recebeu inosina.

Cerca de 750 mil norte-americanos são vítimas de derrame anualmente. O distúrbio danifica regiões do cérebro ao privar essas áreas de suprimento de sangue e oxigênio. Benowitz explicou que as porções lesadas do órgão também afetam algumas regiões saudáveis, pois estas áreas continuam a receber sinais das células danificadas.

A inosina ajuda a restaurar a conexão entre as células cujos sinais foram perdidos e as regiões saudáveis. Isso ocorre porque essa substância estimula células normais a se desenvolverem em direção às áreas que foram isoladas pelo derrame, explicaram os pesquisadores. Essa reconexão ajuda a restaurar alguns movimentos perdidos após o problema, acrescentou Benowitz.

Como a inosina existe naturalmente no organismo, o surgimento de efeitos colaterais graves é improvável, explicou o coordenador do trabalho. Na pior das hipóteses, o composto poderia provocar o crescimento de células nervosas em áreas nas quais não são necessárias. No entanto, todas as pesquisas feitas até o momento não indicaram nenhuma evidência de que isso possa ocorrer. Benowitz disse, porém, que mais estudos são necessários para determinar outros possíveis efeitos da droga sobre humor e comportamento humanos.

Reuters Health

volta
 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade