As tatuagens temporárias de hena, que viraram moda com ícones como Madonna e atualmente estão disponíveis em muitas praias, podem desencadear perigosas reações alérgicas a outras substância usadas pelas pessoas, disse um importante dermatologista alemão.O professor Joerg Christoph Prinz afirmou que as tatuagens tendem a conter para-fenilenediamina, ou PPD, proibida na União Européia para uso geral. Uma reação negativa à tintura da tatuagem pode fazer com que pessoas sofram alergias a diversos produtos, como protetor solar, anestésico local, roupas pretas e sombra de olhos.
Ele disse esta semana, durante uma sessão de treinamento para médicos, em Munique, que gostaria de ver a mensagem "fique longe" espalhada em todos os cantos.
Prinz, que coordena a clínica de dermatologia da Universidade de Munique, disse à Reuters Health: "É difícil saber quanta PPD está presente em determinadas tatuagens, mas ela é amplamente usada para tornar o vermelho natural da tintura de hena mais intenso e mais escuro. Faz ainda com que a tintura seque mais rapidamente -- a maioria dessas tatuagens contém a substância."
"Sabe-se que se a tintura contém 10 por cento de PPD, ela irá provocar alergias em 80 por cento das pessoas", ressaltou o professor.
O uso da substância é permitido em certas situações industriais na Alemanha, mas com a concentração máxima de 6 por cento.
"O problema com tudo isso é que a PPD provoca alergia cruzada, tornando as pessoas alérgicas a outros produtos que contêm compostos amino para-substituídos", explicou Prinz.
"Isso inclui anestésicos locais, protetores solares e outros cosméticos -- sombra de olhos, por exemplo. E também roupas -- as pretas contendo certas tinturas -- assim como muitas tinturas de cabelo e substâncias químicas de impressão."
"Alerto os pais para manter as crianças e os adolescentes longe dessas tatuagens de hena a qualquer custo. Isso pode afetar a pessoa pelo resto da vida", acrescentou ele.