Como age:
As placas de gordura se formam por deposição e interrompem parcialmente as artérias. Sintomas:
Os sintomas são os mesmos do infarto, só que com menor intensidade e duração (menos de 20 minutos). O mais comum é o indivíduo sentir aperto no peito que irradia para o braço esquerdo, geralmente acompanhado por outro sintoma como falta de ar, sudorese, palidez e náuseas. A pessoa pode sentir também dor do braço direito, mandíbula, pontadas e falta de ar sem desconforto.
Volta ao início
Prevenção:
Ter uma dieta leve e sem colesterol, evitar o tabagismo, a obesidade e o estresse, fazer avaliações periódicas.
Volta ao início
A quem recorrer?
Normalmente, o indivíduo que apresenta este diagnóstico só descobre que tem angina quando sente dor. Cada caso requer um tipo de tratamento. Apenas um médico cardiologista poderá definir o mais adequado.
Volta ao início
ATENÇÃO: Estas são informações gerais sobre o assunto, descritas em literatura médica ou por médicos especializados. Este texto não deve ser usado para qualquer tipo de diagnóstico ou automedicação. Em caso de qualquer suspeita, procure imediatamente seu médico. Se tiver dúvidas ou comentários sobre o texto, fale conosco.
Ana Paula Lima/ Redação Terra com informações do cardiologista Carlos Vicente Serrano e do clínico geral João Carlos Coluço