Insuficiência cardíaca
O que é? É a dificuldade do coração em enviar sangue de forma adequada ao organismo, causando assim uma deficiência generalizada de oxigenação nos diversos órgãos do corpo. Como o coração está insuficiente, o trabalho de bombeamento não ocorre de forma correta, o que causa, entre outras coisas, a retenção de líquidos no corpo.
Volta ao início
Como age: Geralmente a Insuficiência Cardíaca é conseqüência de outras enfermidades como hipertensão arterial, doença de chagas, miocadites, doenças valvarias, entre outras. Volta ao início
Sintomas
Dependendo da câmara cardíaca afetada (ventrículo direito ou esquerdo), podemos ter a insuficiência cardíaca com maior comprometimento na região pulmonar, o que pode ocasionar a falta de ar, cianose (extremidades de cor roxa devido a falta de oxigenação de sangue pelo pulmão) ou inchaço nas pernas ou na barriga (devido a dificuldade que o coração tem em bombear o sangue).
Volta ao início
Prevenção:
Uma vida saudável com atividade física regular e uma dieta com pouco sal e gorduras mantém o peso corporal e podem evitar o aparecimento desse tipo de doença do coração. Quando a enfermidade for desencadeada por outra, é importante receber tratamento adequado da doença de base. Quem tem hipertensão arterial, por exemplo, deve tentar manter os níveis da pressão normais com remédios, pois se a hipertensão não for tratada causa insuficiência cardíaca ao longo do tempo .
Volta ao início
Como tratar?
Só o medico pode avaliar e tratar adequadamente a insuficiência cardíaca, pois o tratamento depende do estágio em que se encontra a doença. Usualmente são receitados medicamentos diuréticos e cardiotônicos, como a digoxina. O tratamento com medicamentos geralmente é instituído com medidas de ordem dietética como dieta pobre em sal (o sal piora a insuficiência cardíaca por causar retenção de líquidos no organismo). A redução do peso corporal também pode ajudar no tratamento .
Em último caso, como nos de insuficiência cardíaca muito grave, pode-se recorrer a um transplante cardíaco.
Volta ao início
A quem recorrer:
Em caso de sintomas, procure seu cardiologista.
Volta ao início
ATENÇÃO: Estas são informações gerais sobre o assunto, descritas em literatura médica ou por médicos especializados. Este texto não deve ser usado para qualquer tipo de diagnóstico ou automedicação. Em caso de qualquer suspeita, procure imediatamente seu médico. Se tiver dúvidas ou comentários sobre o texto, fale conosco.
Ana Paula Lima/ Redação Terra com informações do Dr. Carlos V. Serrano
|