Doenças valvárias
O que são?
Enfermidades que comprometem as válvulas cardíacas, responsáveis pela regulamentação do fluxo sanguíneo nas câmaras do coração. Com essa dificuldade, o coração não consegue levar oxigênio ao organismo de forma adequada.
Volta ao início
Contágio/ Como age:
As válvulas regulam o transporte do sangue de uma câmara para outra. As doenças valvárias podem ser consequência de infecções de pele, garganta, septicemias (infecções generalizadas), etc. Também pode ocorrer devido a certos tipos de reumatismo como a febre reumática. Ocorre freqüentemente em usuários de drogas injetáveis. A alteração na válvula cardíaca ocorre porque a bactéria, levada ao organismo pela corrente sanguínea, se aloja na válvula cardíaca causando inflamação e alteração na estrutura da mesma.
Volta ao início
Sintomas:
Os sintomas são os mesmos da insuficiência cardíaca: falta de ar devido a falta de oxigenação no organismo e extremidades de cor roxa nas pontas dos dedos e unhas principalmente.
Volta ao início
Prevenção:
Tratar infecções de maneira adequada, não ser usuário de drogas. Em crianças, é preciso tomar cuidado com amidalites, que podem causar febre reumática. A febre reumática é uma das principais causas de problemas de válvulas.
Volta ao início
Como tratar?
Normalmente, recorre-se a cirurgia, ou seja, à substituição da válvula comprometida por uma artificial. Nos casos de pouca gravidade, recomenda-se o uso de medicamentos.
Volta ao início
A quem recorrer:
Em caso de sintomas, procure seu cardiologista.
Volta ao início
ATENÇÃO: Estas são informações gerais sobre o assunto, descritas em literatura médica ou por médicos especializados. Este texto não deve ser usado para qualquer tipo de diagnóstico ou automedicação. Em caso de qualquer suspeita, procure imediatamente seu médico. Se tiver dúvidas ou comentários sobre o texto, fale conosco.
Ana Paula Lima/ Redação Terra com informações do Manual Merck de Medicina
|