Por que adoecemos mais no inverno?
Que as pessoas adoecem mais no inverno, todo mundo sabe. Parece até inevitável. É só chegar o frio para começarmos a sentir o nariz congestinado, os espirros, a tosse e até a febre. Mas você já parou para se perguntar por que isso acontece?
"O inverno exige várias adaptações de nossos hábitos e de nosso organismo para podermos resistir ao frio: tendemos a permanecer mais tempo em locais fechados, gastamos mais energia para manter a temperatura do corpo e ficamos muito mais expostos à umidade, que é especialmente alta em algumas regiões", explica o clínico geral Luiz Álvaro Simões de Souza.
As conseqüências dessas mudanças são bem conhecidas: problemas respiratórios, alergias, gripes e resfriados. "As pessoas pensam que as doenças de inverno são inevitáveis, mas a verdade é que, com alguns cuidados, elas podem ser afastadas, ou, pelo menos, se apresentar de maneira muito mais branda", observa o médico.
Entre as principais vítimas das doenças de inverno, estão os idosos e as crianças, a quem devemos dispensar uma atenção especial. É que, por terem o sistema imunológico mais fraco, elas são ainda mais vulneráveis às doenças e às crises de alergia, que tendem a aumentar muito com a umidade.
Para se defender das doenças, portanto, três coisas são fundamentais:
Tomar os cuidados preventivos;
Identificar as doenças bem cedo, para evitar complicações;
Seguir rigorosamente as indicações dos médicos.
Laura Cánepa/Redação Terra
|