O que é?
Cálculos renais são, na verdade, substâncias encontradas na urina como fosfatos, oxalato de cálcio, magnésio, ácido úrico ou cisteÃna que vão se acumulando e formando pequenas pedras - também chamadas cálculos. Essas pedrinhas podem crescer e provocar problemas nos rins ou migrar pelas vias urinárias através dos ureteres, bexiga e uretra, causando dor.
Volta ao inÃcioComo age?
Os cálculos renais podem se formar tanto nos rins quanto na bexiga. Podem ser um defeito no sistema urinário, infecções e até herança genética. Porém, a principal causa é a baixa ingestão de lÃquidos. As "pedras" causam obstrução com dilatação das vias urinárias, infecção, diminuição da função renal e insuficiência renal.
Volta ao inÃcio
Sintomas
A formação de cálculos nos rins se manifesta através de cólica na região das costas, podendo chegar ao abdome. Geralmente é uma dor forte e intensa. Em alguns casos, pode haver sangue na urina e, no caso de infecção urinária junto com o cálculo renal, pode haver febre alta.
Volta ao inÃcio
Como evitar?
As medidas gerais para prevenção deste problema seriam a ingestão de lÃquidos, entre 3 a 4 litros por dia; fazer exercÃcios fisicos regularmente; evitar abuso de proteÃnas ou o sal, derivados de leite, carboidratos e alimentos ricos em purinas (como sardinha e fÃgado) que aumentam o ácido úrico.
Volta ao inÃcio
A quem recorrer?
O diagnóstico pode ser feito através de exames especÃficos e o tratamento mais usado para quebrar o cálculo é a Litotripsia Extra-Corpórea (ondas de choque) que, eventualmente deve ser feito através de cirurgia. Os cálculos de ácido úrico poderão ser tratados clinicamente com grande ingestão de água, alcalinizantes da urina e substâncias que interferem na sua formação.
Volta ao inÃcio
ATENÇÃO: Estas são informações gerais sobre o assunto, descritas em literatura médica ou por médicos especializados. Este texto não deve ser usado para qualquer tipo de diagnóstico ou automedicação. Em caso de qualquer suspeita, procure imediatamente seu médico. Se tiver dúvidas ou comentários sobre o texto, fale conosco.
Volta ao inÃcio
Adrianna Lobo/Redação Terra