O que é?
É uma doença infecciosa do rebanho de (vacas, cabras e carneiros), transmitida ao homem e causada pela Brucella melitentis, difundida sobretudo nos paÃses mediterrâneos. A ocorrência da doença nos seres humanos é pela maior parte dependente do reservatório animal.
Volta ao inÃcioComo age?
É transmitido através do leite e dos produtos de leite contaminados, pelo contato direto com as carcaças do animal, circunstâncias higiênicas deficientes também favorecem a infecção humana. Ocorre nos indivÃduos que adquirem a infecção no exterior ou pela ingestão de produtos animais inseguros e em grupos ocupacionais expostos (por exemplo: fazendeiros,veterinários).
Volta ao inÃcio
Sintomas
No homem, a doença se manifesta por uma febre irregular, com suores noturnos, dores no corpo, uma fadiga muito intensa e um aumento do volume do fÃgado. A doença pode ser suave ou severa. Tem um inÃcio repentino e a duração pode variar de algumas semanas a diversos meses. Os testes de laboratório são necessários para confirmar o diagnóstico clÃnico.
Volta ao inÃcio
Como evitar?
A infecção pode ser impedida nos seres humanos somente se eliminar a doença na população animal, mas o homem pode evitar o consumo do leite cru e dos produtos de leite cru. O tratamento de calor apropriado do leite ou dos produtos de leite é importante para a prevenção eficaz da
doença. Entretanto, os costumes locais, os hábitos tradicionais e a opinião podem impedir a aplicação larga de tais medidas.
Volta ao inÃcio
A quem recorrer?
Os antibióticos do tratamento são eficazes para o controle da brucella. Entretanto, suas implicações clÃnicas não são compreendidas ainda inteiramente. Alguns dos medicamentos para o tratamento da doença servem também para o tratamento da tuberculose.
Volta ao inÃcio
ATENÇÃO: Estas são informações gerais sobre o assunto, descritas em literatura médica ou por médicos especializados. Este texto não deve ser usado para qualquer tipo de diagnóstico ou automedicação. Em caso de qualquer suspeita, procure imediatamente seu médico. Se tiver dúvidas ou comentários sobre o texto, fale conosco.
Volta ao inÃcio
Redação Terra com informações da OMC