O que é?
A cárie é uma das doenças dentárias mais freqüentes e, em geral, decorre de uma má higienização. Ela é causada por bactérias.
Volta ao início
Como age?
As bactérias aderem ao dente formando uma camada incolor, chamada de placa bacteriana. Quando comemos, as bactérias se "alimentam" dos restos de alimento que ficam dissolvidos na boca (principalmente açúcares). Um dos produtos finais de seu metabolismo são ácidos. Quando esses ácidos entram em contato com os dentes, eles causam uma desmineralização formando cavidades, chamadas também de “buracos”.
Volta ao início
Sintomas
O principal sintoma da cárie é a dor. Em geral, a dor de dente significa que algo não vai bem. Portanto, dores constantes no mesmo dente, principalmente quando ingerimos algo doce ou gelado, sugerem uma visita ao dentista.
Volta ao início
Como evitar?
Evitar a doença cárie é muito simples. Através da redução da freqüência de ingestão de açúcares e do desenvolvimento do hábito de escovar os dentes sempre após as refeições haverá redução da formação da placa bacteriana e, conseqüentemente, do desenvolvimento de cavidades.
Volta ao início
Como tratar?
Em geral, a cárie se desenvolve lentamente. O primeiro sinal é uma mancha branca e opaca que o dentista pode identificar. Essa mancha significa que você tem cárie, mas ainda não tem um buraco no dente. Neste momento, a cárie pode ser tratada sem o uso de brocas, simplesmente com escovação e aplicação de flúor. Num estágio mais avançado, a cárie forma um buraco no dente, tornando-se necessário um tratamento restaurador - que devolve a forma original e a saúde ao paciente.
Volta ao início
ATENÇÃO: As informações presentes no texto jornalístico acima são informações gerais sobre o assunto e não o esgotam, sendo descritas em literatura médica. Desta forma, não devem ser utilizadas para qualquer tipo de diagnóstico ou automedicação. Em caso de qualquer dúvida ou suspeita de sintomas, PROCURE UM MÉDICO IMEDIATAMENTE. Se tiver comentários sobre o texto, fale conosco.
Volta ao início