O que causa?
O mau hálito, conhecido também como halitose, tem diversas causas. Existem causas locais (má escovação, feridas cirúrgicas, periodontite) e causas sistêmicas (diabetes, prisão de ventre) que podem causar halitose. Porém, mais de 90% dos casos são causados por bactérias presentes na boca, principalmente no dorso da língua, que produzem compostos voláteis (que se evaporam) a base de enxofre - cujos cheiros são horríveis.
Volta ao início
Sintomas
A halitose ao acordar é perfeitamente normal. Porém, se após escovar os dentes e tomar o café da manhã o mau cheiro persistir, observe a sua língua. Repare se na parte de cima há a presença de uma massa esbranquiçada. Ela é chamada de saburra. A saburra nada mais é do que uma massa de bactérias que produzem o mau cheiro, devendo ser removida. Ela é facilmente removida com escovação ou dispositivos adequados.
Volta ao início
Como evitar?
No caso das causas sistêmicas, o tratamento médico deverá resolver o problema. Nas causas locais, o tratamento dentário levará a uma melhora do quadro. Contudo, a limpeza da língua com escova dental ou dispositivos adeqüados é sempre indicada com melhoras quase certas do odor.
Volta ao início
ATENÇÃO: As informações presentes no texto jornalístico acima são informações gerais sobre o assunto e não o esgotam, sendo descritas em literatura médica. Desta forma, não devem ser utilizadas para qualquer tipo de diagnóstico ou automedicação. Em caso de qualquer dúvida ou suspeita de sintomas, PROCURE UM MÉDICO IMEDIATAMENTE. Se tiver comentários sobre o texto, fale conosco.
Volta ao início