O que é?
É uma doença caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue e surtos de artrite aguda secundários ao depósito de cristais de monourato de sódio. Normalmente, a doença atinge homens adultos, as mulheres passarão a ter crise de gota após a menopausa.
Volta ao inÃcio
Contágio/ Como age
O mecanismo produtor da doença mais freqüente é a ausência congênita de um mecanismo enzimático que excreta ácido úrico pelos rins. Não havendo eliminação adequada, aumenta a concentração no sangue.
Volta ao inÃcio
Sintomas
Os ataques dolorosos são repetidos e caso esse processo não seja controlado, há a possibilidade de deformação das articulações. As lesões das articulacões podem fazer com que elas se tornem funcionalmente incapazes com o passar do tempo. A crise inicial dura de 3 a 10 dias e depois desaparece completamente.
Volta ao inÃcio
Prevenção
É importante detectar quem tem ácido úrico elevado pois muitas vezes esses indivÃduos têm pressão alta, são diabéticos e têm aumento de gordura no sangue com aterosclerose e a descoberta da hiperuricemia faz com que indiretamente sejam diagnosticados os problemas sérios que já existiam.
Volta ao inÃcio
A quem recorrer
O diagnóstico definitivo de gota só é feito se forem encontrados cristais de ácido úrico no lÃquido aspirado da articulação. Para prevenir a crise, o pacente deve fazer uma dieta pobre em purinas, evitar bebidas alcoólicas e jejum prolongado.
Volta ao inÃcioATENÇÃO: Estas são informações gerais sobre o assunto, descritas em literatura médica ou por médicos especializados. Este texto não deve ser usado para qualquer tipo de diagnóstico ou automedicação. Em caso de qualquer suspeita, procure imediatamente seu médico. Se tiver dúvidas ou comentários sobre o texto, fale conosco.
Adrianna Lobo / Redação Terra com informações da OMS