Em geral, a vacina contra a gripe não provoca fortes reações. As mais comuns, quando acontecem, são uma leve dor e pequena vermelhidão no local da aplicação e, em mais raras ocasiões, febre baixa, mal-estar e dor no corpo, sintomas que desaparecem entre 24 e 48 horas. Existe um mito segundo o qual a vacina provoca a gripe, em vez de preveni-la. Não é verdade. A vacina nunca poderá causar a gripe porque na sua composição estão apenas pedaços de vírus mortos. O que pode acontecer é a pessoa, mesmo vacinada, contrair outro tipo de vírus que seja imune à doença. Mas isso não é regra geral, mas sim exceção.
Uma pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que o índice de reação é de apenas 4% dos vacinados. A pesquisa indica ainda que 39% dos entrevistados têm medo de possíveis reações ou acham que terão gripe se tomar a vacina.
Segundo a diretora da Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica Clélia Maria Aranda "A colaboração dos médicos é muito importante. Eles precisam recomendar a vacinação contra gripe, pois, com a vacina, hospitalizações e casos de morte são reduzidos. Além disso, o idoso vacinado tem mais chances de envelhecer de uma maneira saudável".
Tereza Melo Sousa/Especial para o Terra
Com informações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.