Muita gente logo pensa em indicar a natação como esporte para quem tem asma, mas a alergista Solange Valle explica que é preciso tomar alguns cuidados. "A natação é bastante saudável e estimula o sistema cardiorrespiratório, mas é importante que o paciente tenha a rinite controlada. Muitos asmáticos têm também rinite e, se ela não estiver controlada, uma crise pode se agravar", explica a médica. Se a asma e as alergias estiverem controladas, não há motivo para não nadar. É uma atividade que exercita a respiração e ajuda a expandir a caixa torácica.
Foto: Shutterstock
Outro cuidado que é necessário ter ao praticar esportes aquáticos é quanto ao cloro da piscina - que pode provocar crises alérgicas - e ao aquecimento do ambiente. Principalmente as crianças ficam muito expostas se o ambiente entre a piscina e o vestiário não for bem aquecido, e isso pode provocar gripes que não são nada boas para quem tem asma. A hidroginástica é interessante pois é um exercício aeróbico e indicado para quem está com sobrepeso - condição que piora consideravelmente a asma.
Foto: Shutterstock
A musculação pode ajudar também a reforçar a caixa torácica, o que ajuda na respiração. Também pode ser mais indicada para aquelas pessoas que estão abaixo do peso ideal, porque a musculação ajuda o paciente a ganhar peso de modo saudável. Aliada a uma alimentação equilibrada, essa atividade aumenta a massa magra do organismo, o que é bom para manter a saúde. Vale lembrar que a musculação só deve ser feita com a orientação de um profissional, não só para definir os pesos a serem usados, mas também para coordenar o alinhamento postural durante o exercício.
Foto: Shutterstock
Muita gente tem aderido à corrida como atividade física. Essa é uma prática que pode ser muito saudável pois queima várias calorias e estimula o sistema cardiovascular. O problema é que o asmático deve tomar muito cuidado quando for correr na rua. É preciso evitar lugares com muita poluição, pois as partículas no ar podem irritar os brônquios, causando crises alérgicas. Prefira correr em parques ou praias, lugares com mais natureza e menos carros, sugerem especialistas. Vale lembrar também a importância de um bom tênis, que não prejudique outros aspectos da saúde do paciente.
Foto: Shutterstock
Exercícios com menor impacto também são bons para a saúde do asmático. A médica Solange Valle indica yoga como uma atividade que pode ser muito benéfica. "A aeróbica é muito importante, mas a yoga trabalha muito a respiração, então é também bastante interessante", explica. A yoga é também muito importante para corrigir aspectos posturais e tem aspecto relaxante.
Foto: Shutterstock
O pilates, como a yoga, é uma atividade física com menor impacto que as aeróbicas ou a musculação. Contudo, o pilates exige uma boa dose de esforço muscular, o que contribui para a perda de peso e para o fortalecimento das estruturas corporais. Além disso, esse exercício é interessante para os asmáticos pois, como o yoga, estimula uma respiração mais consciente e controlada, o que é fundamental para quem tem essa doença. Tanto o pilates solo quanto o em aparelhos podem ser atividades benéficas.
Foto: Shutterstock
Se locomover de bicicleta no meio do trânsito e da poluição que vem dos carros pode não ser a melhor ideia para um asmático. As substâncias tóxicas que saem dos carros trazem muitos malefícios para os pulmões já facilmente irritáveis dos asmáticos. Contudo, andar de bicicleta em parques e praias é muito bom para a saúde. Prefira esses ambientes para todo o tipo de prática esportiva. Ao praticar um exercício físico, inalamos maior quantidade de ar. Se esse ar estiver poluído, entram no sistema respiratório ainda mais substâncias prejudiciais.
Foto: Shutterstock
Jogar uma pelada com os amigos está liberado também para o indivíduo asmático. O futebol tem todos os benefícios de uma atividade aeróbica e ainda promove aquela descontração com o pessoal da turma. É importante lembrar que todos os exercícios físicos só podem ser feitos desde que a asma esteja controlada e que qualquer desconforto seja reportado ao médico. Aqueles asmáticos cujas crises são provocadas pela realização de atividade física podem também fazer exercícios, desde que tomem os cuidados indicados pelo seu médico de confiança.
Foto: Shutterstock
Praticar uma atividade aeróbica em um ambiente climatizado e limpo como uma academia é mais indicado ao asmático. Assim, os pacientes evitam o contato direto com poluentes e as chances de uma crise no meio do exercício. A aeróbica na academia também costuma ser uma opção mais divertida, pois há outras pessoas também realizando a atividade. Em uma academia há diversas opções de atividades aeróbicas, como danças e lutas. Um cuidado muito importante é pedir para a administração da academia manter os filtros do ar condicionado sempre limpos, pois eles podem ser reservatórios de fungos que podem provocar crises.
Foto: Shutterstock