Um gel vaginal utilizado ainda experimentalmente parece ser um contraceptivo seguro e eficiente, revelaram estudos feitos com animais. O mais surpreendente é que o composto, que recebeu o nome de SAMMA, bloqueou também a atividade do HIV e de duas cepas do vírus do herpes (o vírus herpes simplex, ou HSV) em testes realizados em laboratório.Os pesquisadores consideram o SAMMA "promissor" e acreditam que os resultados dos experimentos realizados até agora justificam estudos adicionais sobre o composto.
"Os testes feitos até o momento sugerem um elevado grau de segurança", informou a equipe de Lourens J.D. Zaneveld, do Centro Médico Rush-Presbyterian-St. Luke's, em Chicago (Illinois).
Na edição de novembro da revista Fertility and Sterility, os autores afirmaram "ter obtido uma patente norte-americana para as propriedades antimicrobianas e contraceptivas do SAMMA". Os resultados da pesquisa atual "reforçam a conclusão de estudos pré-clínicos e a avaliação do SAMMA em testes clínicos".
Embora os preservativos sejam métodos baratos e eficazes para evitar a gravidez e a disseminação de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), as autoridades de saúde gostariam de ter uma opção, como um creme ou gel vaginal, que garantisse às mulheres mais controle sobre o uso de métodos contraceptivos e de prevenção de doenças. Essa necessidade é maior principalmente em regiões nas quais a prevalência da Aids é elevada e o uso dos preservativos não é frequente.
Inicialmente, cremes vaginais contendo o espermicida nonoxinol-9 pareceram ser promissores para impedir a transmissão do vírus da Aids. No entanto, estudos posteriores revelaram que, na realidade, os produtos à base de nonoxinol-9 aumentavam o risco de as mulheres contraírem o HIV. O composto destrói as células saudáveis e as bactérias "benéficas" que normalmente existem na vagina e, dessa forma, facilita a infecção pelo vírus da Aids.
Mais recentemente, pesquisadores que trabalharam em colaboração com uma organização sem fins lucrativos de Chicago, o Programa de Prevenção da Concepção e de Doenças (TOPCAD, na sigla em inglês), descobriram que o SAMMA pode impedir a gravidez e evitar várias infecções sexualmente transmissíveis -- inclusive a Aids -- sem prejudicar as células normais nem alterar o ambiente saudável da vagina.
Nos testes recentes do SAMMA, o composto bloqueou a atividade dos espermatozóides do sêmen humano, em vez de matá-los. Em experimentos feitos com animais, o gel reduziu a taxa de gestação em mais de 90 por cento, barrou a ação dos vírus HIV, HSV-1 e HSV-2, mas teve um efeito menor sobre a bactéria clamídia. Inibiu ainda o desenvolvimento de gonorréia.
Apesar de o SAMMA produzir um grande efeito sobre os espermatozóides e as DSTs, não prejudicou bactérias úteis que crescem na vagina. Também pareceu não afetar células normais.
Os pesquisadores constataram ainda que o gel não provocou irritação vaginal nos estudos feitos com fêmeas de coelhos.