Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  CÂNCER
Novo teste pode identificar sinais precoces do câncer
Terça, 29 de outubro de 2002, 18h37

Confira também
Todas as notícias relacionadas
 
Um novo teste capaz de detectar um grupo de moléculas presente exclusivamente em células cancerosas pode ajudar a identificar sinais precoces do câncer de intestino, colo de útero e outros tipos comuns.

A equipe de Ron Laskey, da Universidade de Cambridge, desenvolveu um teste simples e não invasivo que identifica um grupo de moléculas, chamadas MCMs, encontradas em células cancerosas, mas não nas saudáveis.

Se outros estudos confirmarem os resultados dos ensaios iniciais, o pesquisador acredita que os marcadores moleculares poderiam formar a base de testes de câncer de intestino e outros tipos da doença, como colo de útero, bexiga, oral, pulmão e mama.

"Ele parece nos oferecer um método de identificação de diversos tipos comuns de câncer", afirmou Laskey na terça-feira, durante uma conferência médica. "Acreditamos que o teste tem muito potencial." O grupo de moléculas está envolvido na produção de DNA e está presente apenas em células em processo ativo de divisão e multiplicação.

O exame aplicado em casos de câncer de intestino detectou as moléculas em células retiradas de amostras de fezes. No entanto, Laskey acredita que o teste pode identificar as estruturas em células retiradas da saliva, colo do útero, urina e biópsias de células mamárias.

Quando a equipe testou a técnica em pacientes com câncer de intestino e voluntários saudáveis, o exame identificou corretamente as moléculas em quase todos os doentes e teve resultados negativos nos voluntários saudáveis. "Agora, temos que testar em uma população maior", disse Laskey.

O câncer de intestino é um tumor bastante comum. A taxa de sobrevivência é alta se a doença for detectada e tratada precocemente. Para o pesquisador, o teste pode ser a base de programas de triagem, em conjunto com o exame do intestino, ao detectar as moléculas em amostras de fezes.

As moléculas também estão sendo testadas na identificação de sinais precoces de câncer de colo de útero e a equipe também tem colaboração de especialistas na Índia para a aplicação do exame em casos de câncer oral, segundo tipo mais comum no subcontinente indiano. "A vantagem do marcador é detectar anomalias em estágio precoce no desenvolvimento da doença", disse Laskey.

Mesmo que as moléculas possam detectar vários tipos de câncer, Laskey acha que elas podem ser particularmente úteis no diagnóstico de câncer de intestino, pois os testes disponíveis não são totalmente confiáveis ou envolvem exames físicos invasivos.

Os sinais precoces de câncer de intestino incluem sangramento retal, diarréia ou constipação, dor abdominal e fadiga sem motivo aparente. Cerca de 300 cientistas britânicos participam da conferência, em Coventry (Inglaterra), organizada pela organização Cancer Research UK.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade