Para reverter os 100 mil casos de câncer de pele previstos para este ano no Brasil, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou nesta quarta-feira uma campanha nacional de prevenção e combate à doença."Queremos conscientizar as pessoas, porque 85 por cento dos casos de câncer da pele poderiam ser evitados se os cuidados com a proteção solar fossem tomados até os 18 anos de idade", disse o coordenador da campanha, Jayme de Oliveira Filho.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele é o tumor de maior incidência no país, com cerca de 55 mil casos registrados anualmente.
Para este ano, entretanto, as estimativas são ainda maiores: até 100 mil pessoas podem apresentar a doença, segundo a SBD.
"Prevemos entre 60 mil e 70 mil casos de câncer de pele no Brasil para 2002. Mas acreditamos que esse número esteja subestimado pela dificuldade de diagnóstico e o elevamos para 100 mil", afirmou Luis Fernando Tovo, também coordenador do programa.
Durante a campanha, serão realizados exames de pele gratuitos para chegar ao diagnóstico e ao tratamento dos casos em postos de saúde espalhados pelos municípios do país. Cerca de 1.000 dermatologistas vão prestar atendimento e distribuir panfletos educativos, informando sobre os procedimentos corretos para prevenir a doença.
"O câncer de pele reflete um acúmulo de sol durante toda a vida da pessoa. Ele começa a se manifestar por volta dos 40 anos e os sinais mais comuns são uma ferida que nunca sara ou uma pequena lesão endurecida, brilhante ou avermelhada", apontou Tovo.
Nos homens, a maior incidência ocorre no tronco, na cabeça ou no pescoço e nas mulheres, nas pernas e nos braços. Para evitar a doença, os dermatologistas recomendam o uso de bonés, chapéus e óculos escuros, evitar o sol entre 10 e 16 horas e o uso de filtros solares.
Para pessoas de pele, olhos e cabelos claros, os especialistas sugerem cuidados redobrados, já que esse é o grupo mais suscetível à condição. O recomendável é o uso de protetores solar com fator entre 15 e 30.
"O câncer de pele é totalmente evitável. A população precisa ficar atenta às precauções e não abusar do sol sem proteção. Se detectado no início, é curável também", afirmou Tovo.