Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  CÂNCER
Exame de sangue pode identificar câncer de ovário, diz estudo
Quarta, 20 de novembro de 2002, 10h42

Confira também
Todas as notícias relacionadas
 
Desequilíbrios genéticos no DNA detectados por meio de amostras de sangue podem ajudar a identificar o câncer de ovário ainda em seus estágios iniciais de desenvolvimento, sugeriram os resultados preliminares de um estudo.

Ainda que as conclusões necessitem de confirmação, fazer exames para detectar a presença dessas anormalidades poderia possibilitar o tratamento precoce da doença, segundo artigo publicado na edição de 20 de novembro do Journal of the National Cancer Institute.

O câncer de ovário é altamente tratável quando diagnosticado no início, mas na maioria dos casos, a doença é detectada já em estágio avançado, diminuindo as chances de sobrevivência.

Como os sintomas - dor abdominal, desconforto, inchaço, problemas intestinais e falta de apetite - podem demorar a se manifestar e há o risco de serem confundidos com outros problemas de saúde, desenvolver um teste confiável é fundamental para melhorar o diagnóstico precoce.

A equipe de Le-Ming Shih, da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore (Maryland), nos EUA, desenvolveu um método para identificar desequilíbrios genéticos no DNA que parecem estar relacionados ao câncer de ovário.

A técnica é chamada de análise digital SNP. Os SNPs (sigla em inglês para polimorfismos simples de nucleotídeo) são variações no material genético do DNA. A análise digital SNP permitiu que os pesquisadores contassem o número de alelos - cópias de cada gene - para identificar desequilíbrios provocados pela perda de pedaços de cromossomos.

Com essa técnica, a equipe avaliou amostras de sangue coletadas de 54 mulheres com câncer de ovário em estágio inicial ou avançado. O teste conseguiu identificar desequilíbrios de alelos em 87 por cento das pacientes com doença em estágio inicial e em 95 por cento das mulheres com câncer avançado. As amostras retiradas de 31 voluntárias saudáveis não apresentaram os desequilíbrios, informou o artigo.

"O teste digital SNP se mostrou muito eficiente na detecção do câncer de ovário", disse Shih à Reuters Health. O pesquisador lembrou que o exame é caro e demorado, o que poderia limitar seu uso generalizado.

A próxima fase será desenvolver um teste clínico para verificar a eficiência do exame em um grupo maior de mulheres, além de desenvolver melhorias - talvez usando automação - que ajudarão a reduzir o custo, explicou Shih.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade