Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  CÂNCER
Cientistas alemães desenvolvem cerveja capaz de combate câncer
Quinta, 28 de novembro de 2002, 14h17

Confira também
Todas as notícias relacionadas
 
Parece bom demais para ser verdade, mas pesquisadores alemães anunciaram ter produzido uma cerveja capaz de ajudar no combater ao câncer.

A bebida contém níveis bastante elevados de um antioxidante poderoso encontrado no lúpulo, o xanthohumol. Estudos anteriores, feitos em laboratório, haviam demonstrado que o xanthohumol detém o crescimento de células tumorais.

Como o composto é encontrado em concentrações muito baixas na cerveja normal, o Instituto Alemão de Pesquisa do Câncer, em Heidelberg, pediu a pesquisadores da Universidade Técnica de Munique que tentassem produzir uma cerveja enriquecida com xanthohumol.

Utilizando um método que mantêm em segredo, os cientistas criaram uma cerveja com um conteúdo ao menos dez vezes maior de xanthohumol - mas a mesma quantidade de calorias e de álcool - que a cerveja normal, informou a universidade.

Achim Zuercher, um dos pesquisadores envolvidos no trabalho, disse à Reuters Health que o conteúdo de xanthohumol das cervejas comerciais varia de 0,01 miligrama por litro (mg/L) a 0,20 mg/L. Na nova cerveja, os cientistas conseguiram concentrações que vão de 1 mg/L a 2,5 mg/L.

O produto, que será produzido por uma cervejaria da Bavária ainda não identificada, deve estar disponível no mercado em janeiro ou fevereiro de 2003, informou Zuercher. O pesquisador espera ainda que a venda da bebida não se restrinja à Alemanha. "O vinho tinto passou a ter uma boa imagem no que diz respeito ao câncer após a descoberta do resveratrol. Agora temos o xanthohumol na cerveja", explicou o especialista.

Até o momento, os testes sobre os efeitos do xanthohumol foram realizados apenas em laboratório, mas a substância já mostrou ser um composto natural muito promissor e efetivo no combate ao câncer em vários sistemas de testes, observou Zuercher. "Por exemplo, ela é muito mais eficaz que o resveratrol", afirmou o pesquisador.

O cientista lembrou ainda que não é possível dizer de forma conclusiva que a cerveja combaterá o câncer em humanos até os testes sejam concluídos daqui a vários anos.

"O Instituto de Pesquisa do Câncer começará a testar nossa cerveja em animais, mas vai demorar muitos anos para determinar se o composto funciona realmente como um quimioprotetor em humanos", explicou o especialista.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade