A Federação belga contra o câncer e os laboratórios Abott apresentaram hoje, quinta-feira, em Bruxelas uma medicação denominada "ProSure", destinada a combater a perda de peso provocada pela doença."A manutenção de um peso adequado é um fator crucial para superar o tratamento, já que aumenta as possibilidades de sobrevivência e a qualidade de vida dos doentes de câncer", destacaram representantes da federação belga.
Cerca de 80 por cento dos doentes de câncer têm perda de peso induzida pelo tumor, segundo indicaram os especialistas em uma entrevista coletiva.
Demonstrou-se cientificamente que uma perda de peso superior a 6 por cento da massa corporal ajuda na redução da resposta ao tratamento e diminui as possibilidades de superar a doença, assim como aumenta os riscos de infecção e das taxas de complicação ligadas aos tratamentos e uma queda na qualidade de vida.
As conseqüências para o doente são tanto clínicas como de caráter psico-social, disseram os especialistas, segundo informa a agência Belga.
O preço estimado do "ProSure" é de 7 euros, e deveria ser financiado pela Previdência Social dada sua comprovada eficácia.