Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  CÂNCER
Frutas e vegetais ajudam a prevenir o câncer
Quinta, 26 de dezembro de 2002, 17h06

Confira também
Todas as notícias relacionadas
 
Coma vegetais. Essa é a mensagem de um estudo que durou uma década feito com quase 40 mil japoneses e cuja conclusão é a de que uma dieta rica em frutas e vegetais pode evitar o câncer de estômago.

"O consumo de frutas e vegetais uma vez por semana pode proteger contra o câncer gástrico," concluiu a equipe de Shoichiro Tsugane, do National Cancer Center Research Institute East, em Kashiwa (Japão).

A variante gástrica é a segunda causa de morte por câncer em todo o mundo. Diversos fatores, como fumo, álcool e a bactéria H. pylori - associada à úlcera-, são vinculados ao aumento do risco de tumores gástricos, mas o mecanismo exato dessa influência não está claro. Muitos dos maiores estudos sobre o assunto foram retrospectivos, ou seja, os pesquisadores entrevistavam indivíduos afetados ou não pela doença para tentar estimar o consumo anterior de vários alimentos.

Já a equipe de Tsugane tentou uma abordagem prospectiva. A partir de 1990, usaram questionários periódicos para acompanhar os hábitos alimentares de 40 mil japoneses. Em 2000, 404 apresentavam alguma forma de câncer de estômago.

Após considerar outros fatores de risco, como idade, fumo e consumo de álcool, os pesquisadores compararam a dieta do grupo que desenvolveu câncer à alimentação dos outros.

Verificaram que os indivíduos cujo consumo semanal de vegetais e frutas estava entre os 20% maiores entre os analisados apresentaram risco 25% menor para câncer de estômago, comparado ao grupo na faixa de consumo 20% menor.

A ingestão de frutas e vegetais pareceu reduzir o risco de câncer, mas alguns produtos se mostraram mais saudáveis. Por exemplo: quem comeu vegetais "brancos," como repolho ou pepino, pelo menos uma vez por semana apresentou um risco 52% menor de desenvolver tumores de estômago. Os vegetais "amarelos," como cenouras ou abóboras, se mostraram um pouco menos eficientes no prevenção do problema: quem ingeriu esse tipo de alimento pelo menos uma vez por semana reduziu o risco em 36%. O consumo semanal de frutas provocou uma redução de cerca de 30%.

O estudo reforça a teoria de que frutas e vegetais - tidos como antioxidantes benéficos para o coração - podem diminuir ou até evitar tumores malignos. "Esse estudo prospectivo sugere que o consumo desses alimentos, mesmo em baixas quantidades, está relacionado a um risco menor de câncer gástrico", concluiu a equipe.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade