Três semanas de dieta saudável e exercícios podem reduzir significativamente o risco de doenças cardíacas em homens, já que essa combinação diminui a pressão sanguínea e as taxas de colesterol, disseram pesquisadores nesta terça-feira.Onze homens obesos que seguiram durante três semanas uma dieta pobre em gordura e rica em fibras perderam pouco de peso, mas reduziram de forma significativa a pressão sanguínea, apontaram os cientistas na edição de terça-feira da revista Circulation.
Além da dieta, os homens também praticaram caminhada ligeira diariamente.
"Este é o primeiro estudo a demonstrar que esse tipo de dieta e a atividade física podem reduzir o estresse oxidativo e a pressão sanguínea e melhorar os fatores de riscos para outras doenças crônicas em um período de tempo bastante curto", disse R. James Barnard, professor de ciências fisiológicas da Universidade da Califórnia, em Los Angeles.
Durante as três semanas, os participantes da pesquisa ingeriram menos de 10 por cento das calorias de gordura, entre 15 e 20 por cento de proteínas e entre 70 e 75 por cento de cereais integrais, frutas e vegetais.
A equipe de Barnard mediu o nível de colesterol, glicose e insulina no sangue dos homens, todas substâncias associadas às doenças cardíacas, no início e no fim do programa. Eles também avaliaram a pressão sanguínea e a disponibilidade de óxido nítrico e analisaram a presença de radicais livres, que podem danificar os vasos sanguíneos e levar à cardiopatia.
O óxido nítrico ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, reduzindo a pressão sanguínea, e em altas quantidades, pode impedir o bloqueio das artérias.
Após três semanas, os sete homens que começaram a pesquisa com pressão sanguínea elevada voltaram aos níveis normais. Além disso, os participantes reduziram o colesterol em média 19 por cento, a pressão em 14 por cento e os radicais livres em 28 por cento. Os níveis da insulina caíram 46 por cento e os de glicose diminuíram 7 por cento.