Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  SAÚDE DO BEBÊ E DA CRIANÇA
Efeito colateral de remédio em bebê pode ser fatal, diz estudo
Terça, 05 de novembro de 2002, 19h11

Confira também
Especiais:
Exames e vacinas para toda a vida
Tudo sobre gravidez e bebês
Tudo sobre saúde da criança

Todas as notícias relacionadas
 
Medicamentos usados para tratar mães ou bebês tiveram algum papel em cerca de 6.000 casos de efeitos colaterais graves, incluindo 769 mortes, em crianças com menos de 2 anos de idade nos Estados Unidos entre 1997 e 2000, de acordo com uma análise de casos divulgada por autoridades norte-americanas.

Quatro medicamentos foram os principais suspeitos de mais de um terço de todas as mortes registradas, informou a Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de remédios e alimentos dos EUA.

"Os resultados desse estudo destacam a necessidade de outros testes em pacientes pediátricos e maior vigilância no uso de drogas de maior risco e na medicação de gestantes e mulheres que amamentam", afirmaram os cientistas na edição de novembro da revista Pediatrics. No entanto, eles ressaltaram que os relatos não provam que o medicamento foi a causa do efeito colateral ou da morte.

No geral, a equipe identificou 1.902 drogas, substâncias químicas, produtos biológicos, vacinas, remédios de venda livre, vitaminas, minerais, suplementos alimentares e outras substâncias nos relatos. Mas 17 drogas foram associadas a mais da metade dos efeitos colaterais graves ou das mortes em crianças que receberam remédios diretamente. A grande maioria das mortes (84 por cento) ocorreu antes de o bebê completar 1 ano de vida.

Durante a pesquisa, Thomas J. Moore, da Universidade George Washington, em Washington DC, e colegas analisaram mais de 7.000 relatos de reações adversas a drogas em crianças com menos de 2 anos, recebidos pela FDA entre novembro de 1997 e dezembro de 2000. No total, 5.976 relatos correspondiam a casos novos e únicos, que não haviam sido registrados anteriormente.

Eles verificaram que, em 1.432 casos (24 por cento), o medicamento ou produto foi dado à mãe durante a gravidez, o trabalho de parto ou a amamentação. Os efeitos adversos mais comuns nesses casos foram defeitos congênitos ou deficiências na criança.

As dez principais drogas suspeitas de terem causado reações graves e fatais, quando administradas diretamente às crianças, incluíram tratamentos para o vírus sincicial respiratório, antibióticos e analgésicos de venda livre, como paracetamol e ibuprofeno.

A infecção pelo vírus sincicial respiratório é comum e a maioria das pessoas é infectada aos 2 anos. Os sintomas são semelhantes aos de uma gripe, que normalmente melhoram sem tratamento. No entanto, em algumas crianças e adultos com o sistema de defesa enfraquecido ou doença pulmonar, o vírus pode causar pneumonia e outras complicações potencialmente fatais. A infecção pelo vírus é a maior causa de internação entre crianças pequenas.

"As drogas têm muitos benefícios importantes. Mas isso deve alertar os pais de que todos os medicamentos - mesmo aqueles familiares, como paracetamol e ibuprofeno - podem causar efeitos adversos graves", afirmou Moore à Reuters Health.

Morre ressaltou que as descobertas não significam que as crianças não devem receber remédios quando necessário. "A informação desse estudo contribui para um maior equilíbrio de riscos e benefícios que devem ser comparados na decisão sobre o uso de uma droga particular em um paciente particular."

Ele acrescentou que, embora não tenha dados comparando o número de reações adversas e o total de crianças recebendo cada medicamento, as "reações adversas graves ao paracetamol são raras".

O paracetamol foi suspeito em apenas 1,6 por cento de todos os efeitos adversos graves a drogas administradas diretamente.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade