Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  DOENÇAS
Osteoporose: apenas metade das mulheres trata a doença
Sábado, 19 de outubro de 2002, 16h24

Confira também
Todas as notícias relacionadas
 
Quase metade das mulheres afetadas pela osteoporose, doença que debilita os ossos, não havia recebido tratamento um ano após o diagnóstico do problema, de acordo com os resultados de um estudo norte-americano.

A osteoporose é comum entre as mulheres que já passaram pela menopausa e também pode afetar os homens mais velhos. O distúrbio aumenta o risco de fraturas potencialmente limitantes no quadril, na coluna vertebral e em outras partes do corpo. Os resultados da pesquisa foram apresentados na quinta-feira, durante o encontro anual da Sociedade de Pesquisa Epidemiológica, realizado em Palm Desert (Califórnia).

No estudo, a equipe de Jean Wactawski-Wende, da Universidade de Buffalo, em Nova York, examinou 836 mulheres com idade entre 58 e 90 anos para detectar a presença de osteoporose. Nenhuma das pacientes havia passado por exame anterior para diagnosticar a doença. Entre as mulheres que participaram da pesquisa, 428 apresentaram densidade óssea baixa, quadro que é compatível com diagnóstico de osteoporose.

Um ano após a detecção da doença, os pesquisadores entraram em contato pelo correio com as pacientes afetadas pelo distúrbio. O objetivo era verificar quantas delas haviam iniciado o tratamento da osteoporose. Embora 307 houvessem discutido o diagnóstico com um médico, apenas 167 começaram a terapia contra a osteoporose, constataram os pesquisadores.

Em geral, as mulheres que iniciaram o tratamento apresentavam a doença em estágio mais avançado e costumavam fazer mais de uma consulta médica por ano. Elas também eram mais magras e estavam mais informadas sobre o problema que as pacientes que não começaram o tratamento, observaram os autores do trabalho.

"O estudo revelou que há muitas mulheres com osteoporose que não sabem que estão doentes", declarou Wactawski-Wende. "Apenas metade do grupo em que a doença foi identificada acabou recebendo o tratamento. Temos um longo caminho a percorrer para informar as mulheres e os médicos sobre a osteoporose."

Leia mais sobre osteoporose.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade