A empresa Bentley Pharmaceuticals disse na sexta-feira que recebeu aprovação de reguladores norte-americanos para seu gel de reposição de testosterona em combinação com a tecnologia de liberação de droga patenteada da companhia.A Food and Drug Administration, agência reguladora de drogas e alimentos dos Estados Unidos, aprovou o Testim, formulação em gel de aplicação tópica, para uso no tratamento de homens com baixos níveis de testosterona. Anormalidades na concentração do hormônio são associadas à perda de energia, redução de massa muscular e densidade óssea, diminuição da libido e função sexual, fadiga e depressão.
"Estamos muito contentes e de alguma forma surpresos que a aprovação ocorreu tão rapidamente", disse James Murphy, presidente da Bentley. "Acreditávamos que a aprovação ocorreria no final deste ano ou no início de 2003."
A companhia informou que licenciou sua tecnologia CPE-215, capaz de aumentar a absorção pelas membranas corporais, de uso com a testosterona para a Auxilium Pharmaceuticals, em Norristown (Pensilvânia).
A Auxilium planeja lançar o Testim no primeiro trimestre de 2003, informou Gerri Henwood, representante da empresa.
O gel foi desenvolvido para ser friccionado no braço ou ombro uma vez por dia. Para a Auxilium, o Testim pode ser uma terapia de longo prazo e, em muitos casos, permanente para a maioria dos pacientes.