Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  SAÚDE DA MULHER
Substituição da terapia hormonal será difícil, dizem estudos
Sexta, 25 de outubro de 2002, 08h43

Confira também
Especiais:
Anorexia e Bulimia
Osteoporose
Mitos sobre anticoncepcionais
Aprenda a fazer o auto-exame

Boa forma:
Você está acima do peso?
Especial: entre em forma!
Fotos e vídeos: séries de exercício

Todas as notícias relacionadas
 
Estudos divulgados na quarta-feira mostraram que nenhum medicamento, e talvez nenhum remédio à base de ervas, pode substituir a terapia de reposição hormonal (TRH), diminuindo o número de alternativas para as mulheres evitarem as drogas tão popularmente usadas até então.

Muitos testes estão sendo realizados para descobrir métodos mais seguros e eficazes do que a TRH para prevenir a osteoporose e alguns sintomas da menopausa, como mudanças de humor, ondas de calor e disfunção sexual, afirmaram pesquisadores durante uma conferência dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Segundo eles, nenhum outro tratamento vai ter os mesmos efeitos da TRH.

Neste ano, pesquisadores disseram que o maior estudo já feito sobre a TRH mostrou que o tratamento elevou o risco de doenças cardíacas e câncer de mama, quando usado por mais de cinco anos. A medicação também aumentou a propensão a coágulos sanguíneos, derrame e outras formas de câncer.

Os médicos, que vinham prescrevendo a TRH com frequência, ficaram surpresos com a notícia, já que eles recomendavam a terapia não apenas para aliviar os sintomas da menopausa, mas também para reduzir o risco de doenças cardíacas e osteoporose.

Muitas mulheres esperavam investir em alternativas à base de ervas, mas não há muitos estudos sobre esses produtos e os que foram feitos não tiveram resultados animadores, de acordo com os pesquisadores.

ANTIDEPRESSIVOS PODEM AJUDAR

Alguns medicamentos de prescrição podem ajudar, segundo Lorraine Anne Fitzpatrick, da Clínica Mayo, em Rochester, Minnesota. Entre eles estão antidepressivos como o Prozac e classes de drogas chamadas alfa-agonistas adrenérgicos e agentes antidopaminérgicos,

Remédios frequentemente usados para tratar hipertensão, como a clonidina, lofexidina e metildopa, podem reduzir entre 20 e 65 por cento da intensidade das ondas de calor, mas podem causar tonturas e secura na boca, acrescentou ela.

Outras pesquisas estão sendo conduzidas para avaliar se a TRH pode prevenir ou retardar a doença de Alzheimer e outras formas de senilidade.

Reuters

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade