Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  SAÚDE DA MULHER
Ciclo menstrual afeta maneira como mulheres vêem os homens
Terça, 05 de novembro de 2002, 10h23

Confira também
Especiais:
Anorexia e Bulimia
Osteoporose
Mitos sobre anticoncepcionais
Aprenda a fazer o auto-exame

Boa forma:
Você está acima do peso?
Especial: entre em forma!
Fotos e vídeos: séries de exercício

Todas as notícias relacionadas
 
Durante os dias especialmente férteis do ciclo menstrual, a mulher pode ser ligeiramente mais rápida em identificar um homem como um homem e em associá-lo a certas qualidades ligados ao gênero, sugerem as conclusões de um novo estudo preliminar.

A equipe do pesquisador C. Neil Macrae, do Instituto Dartmouth, em Hanover, Estado de New Hampshire, nos EUA, descobriu que, nos poucos dias do mês em que uma mulher está ovulando, ela pode fixar o gênero de um homem e identificar termos masculinos como tal alguns poucos milessegundos mais rapidamente do que durante os dias em que está menos fértil.

Uma diferença de tempo dessa ordem pode não parecer muito grande, disse Macrae à Reuters Health, mas os processos cerebrais que nos caracterizam e alimentam nossas decisões operam nessa escala. Assim, para o cérebro, uns poucos milessegundos podem representar um tempo longo, ressaltou o pesquisador.

Durante a ovulação, que é o período em que estão no auge da fertilidade, as mulheres podem subconscientemente buscar a maior quantidade de informações sobre os parceiros tão rapidamente quanto possível, acrescentou Macrae.

A identificação dos estereótipos que estão associados a esses parceiros em potencial -- tais como força e determinação -- podem ajudar uma mulher a determinar se um homem em particular seria um bom pai, afirmou Macrae.

Esse não é o primeiro estudo a demonstrar que as mulheres podem mostrar alterações subconscientes e sutis quando estão ovulando. As pesquisas anteriores sugeriram que tendem a preferir homens com características mais masculinas -- tais como queixos grandes e sobrancelhas espessas -- durante a ovulação, durante a qual também podem ser atraídas pelo odor de camisetas masculinas suadas.

Durante a pesquisa, Macrae e colaboradores pediram a 18 estudantes de graduação e pós-graduação que realizassem uma série de tarefas enquanto estavam ovulando -- aproximadamente 14 dias após o início da menstruação -- e também durante os primeiros dias de um novo ciclo, quando estão menos férteis.

Em um teste, foram apresentadas às mulheres cem fotografias de rostos masculinos ou femininos. Elas deveriam escolher entre a tecla "masculino" e "feminino" e pressioná-la tão rapidamente quanto possível. No segundo teste, um outro rosto foi mostrado às mulheres (uma face masculina ou uma feminina ou ainda um rosto construído a partir de uma mistura de características masculinas e femininas).

As voluntárias deveriam ignorá-lo, segundo as instruções. Imediatamente após terem visto a fotografia do novo rosto, entretanto, lhes foi mostrada uma palavra, que deveriam identificar o mais rapidamente possível como tipicamente masculina ou feminina.

As palavras associadas aos homens incluíram "arrogante", "caçada", "mecânico", "forte" e "alto". Os termos considerados tipicamente femininos foram "gentil", "cosméticos", "lingerie", "rosa" e "saia".

Os autores do estudo, que terá seus resultados publicados na próxima edição de novembro da revista científica Psychological Science, descobriram que as mulheres identificaram homens como homens 65 milessegundos mais rapidamente durante a ovulação, mas aceleraram seu tempo de reação para fotos do gênero feminino em apenas 16 milessegundos.

Quando um rosto masculino foi mostrado antes de um estereótipo masculino, as mulheres identificaram o gênero correto ligado à palavra 32 milessegundos mais rapidamente enquanto estavam ovulando, mas melhoraram sua reação a palavras femininas precedidas por rostos de mulheres em apenas 8 milessegundos.

Macrae observou que mudanças subconscientes no tempo de reação de uma mulher de acordo com a fase do seu ciclo menstrual pode não desempenhar um papel muito importante no ambiente normal -- cheio de outras "pistas" sociais.

O pesquisador acrescentou, entretanto, que, mesmo no nosso ambiente, onde as pessoas geralmente mantêm um parceiro durante toda a vida e adicionam "acessórios" para decidir sobre potenciais relacionamentos, como propriedades, as mulheres também vêem seus parceiros de longo prazo de maneira diferente quando estão ovulando em comparação ao período em que estão menos férteis.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade