Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  BOA FORMA E NUTRIÇÃO
Nova descoberta pode ajudar no combate à obesidade
Sexta, 27 de dezembro de 2002, 18h10

Confira também
Você está acima do peso?
Especial: entre em forma!
Fotos e vídeos: séries de exercício

Todas as notícias relacionadas
 
Antes que cresçam e se tornem máquinas armazenadoras de gordura, as células adiposas imaturas do corpo devem fazer primeiro duas cópias de si mesmas - um pré-requisito que, segundo cientistas, pode se tornar um novo alvo no combate à obesidade.

Um novo estudo mostrou que os precursores das células de gordura - chamados pré-adipócitos - precisam se dividir pelo menos duas vezes antes que possam amadurecer e se tornar responsáveis pelo estoque de gordura corporal. Embora já se soubesse que essa divisão celular ocorresse, os cientistas não sabiam se ela era necessária para que os pré-adipócitos se tornassem células de gordura maduras.

No entanto, as descobertas trazem "evidências claras" de que a divisão do pré-adipócito é um passo crucial para a capacidade do organismo de armazenar gordura, segundo Daniel Lane, autor do estudo da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, Maryland.

Ele disse que essa divisão celular se coloca como um novo alvo em potencial na luta contra a obesidade. Ele explicou que na obesidade as células de gordura existentes não só se tornam maiores, como o número de pré-adipócitos do tecido gorduroso também aumenta. Se os pré-adipócitos não puderem se dividir - e consequentemente maturar - o organismo pode não ser capaz de armazenar gordura adicional.

Os resultados foram publicados online na edição preliminar desta semana de Proceedings of the National Academy of Sciences.

Por meio do estudo dos pré-adipócitos de camundongos em laboratório, a equipe de Lane descobriu que os genes necessários para o estoque de gordura eram "ligados" apenas depois que as células tinham passado por pelo menos dois ciclos de divisão.

Além disso, os pesquisadores foram capazes de impedir a maturação do adipócito com substâncias que interferiram em vários pontos do ciclo da divisão celular.

Tudo isso indica que, bloqueando especificamente as moléculas que levam o adipócito a se dividir, pode ser possível impedir que ele amadureça e se torne um depósito de gordura. Lane observou que a equipe já identificou um gene que auxilia na divisão celular, embora outros também devam estar envolvidos.

Reuters Health

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade