Médicos de Cingapura desenvolveram uma técnica pioneira de cirurgia para corrigir a mandíbula daquelas pessoas que apresentam graves problemas de apnéia obstrutiva, que as fazem roncar enquanto dormem, informou hoje, terça-feira, a imprensa local. A cirurgia feita atualmente deixa o paciente com uma mandíbula saliente, o que não ocorre com o método inventado por especialistas do Hospital Geral de Cingapura e do Centro de Cuidados Dentários.
A solução para o ronco é a mesma, trazer a mandíbula um centímetro para a frente, mas a nova técnica corrige o prognatismo (saliência da mandíbula) com a extração dos molares.
"Existem diversos aparelhos ortodônticos que combatem a apnéia obstrutiva do sono, mas a opção cirúrgica muda a estrutura anatômica do rosto e da mandíbula buscando uma solução permanente para o problema", afirmou o doutor Lim Kheng Ann, do Centro Dentário de Cingapura.
Seu colega Goh Yau Hong, do Hospital Geral de Cingapura, disse que submeteu onze pessoas à nova técnica e teve resultados satisfatórios, inclusive, corrigiu esteticamente saliências mandibulares anteriores.