Vida e Saúde Saúde em dia
Capa
ABC da Saúde
Boa forma
Dicas de Saúde
Gravidez e Filhos
Notícias de Saúde
Qualidade de Vida
Sexo e Saúde
Vida Saudável
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Saúde em dia
  QUALIDADE DE VIDA
Rir reforça o sistema imunológico e reduz o estresse
Quarta, 06 de novembro de 2002, 22h02

Reuters Health
Confira também
Qualidade de Vida:
Informações e testes sobre estresse e como viver melhor

Todas as notícias relacionadas
 
Rir pode ser o melhor remédio, mas até mesmo a expectativa de uma boa gargalhada pode reforçar o sistema imunológico e reduzir o estresse, disseram hoje pesquisadores norte. Só a antecipação de um evento alegre e engraçado pode elevar os níveis de endorfinas e outros hormônios que induzem o prazer e o relaxamento e diminuir a produção de hormônios do estresse, de acordo com uma equipe da Universidade da Califórnia em Irvine.

"Essa pesquisa mostra que mesmo saber que você estará envolvido em um evento positivo com a antecedência de dias reduz os níveis de hormônios do estresse no sangue e aumenta as taxas de substâncias químicas conhecidas por ajudar no relaxamento", disse Lee Berk, professor assistente de medicina familiar e pesquisador de medicina complementar e alternativa que liderou o estudo.

A equipe analisou 16 homens que concordaram que um certo vídeo era engraçado. Metade foi informada com três dias de antecedência que iria assistir à fita. Os participantes que sabiam com antecedência que veriam o vídeo começaram a apresentar alterações biológicas imediatamente, informou Berk em um encontro da Sociedade de Neurociência, em Orlando.

Quando os homens assistiram à fita, os níveis de cortisol, um hormônio do estresse, caíram 39%, segundo o cientista. A adrenalina diminuiu 70%. Já os níveis do hormônio endorfina, ligado à sensação de bem-estar, aumentaram 27% e as taxas de hormônio do crescimento subiram 87%. "O hormônio do crescimento é muito benéfico para o sistema imunológico", falou.

Tudo isso indica que a antecipação de um evento engraçado pode reduzir o estresse e estimular o sistema de defesa, de acordo com Berk. Essa é a primeira vez que um grupo demonstra que a antecipação de um evento engraçado provoca mudanças saudáveis no organismo, informou o pesquisador.

"Você fica pensando no assunto o dia todo, por isso, tem uma alteração na biologia antes mesmo de chegar lá", explicou ele. "Isso é terapêutico." Berk disse que a descoberta reforça o conselho de que as pessoas devem rir um pouco para viver mais. "A antecipação é metade ou dois terços da diversão".

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade