Rir pode ser o melhor remédio, mas até mesmo a expectativa de uma boa gargalhada pode reforçar o sistema imunológico e reduzir o estresse, disseram pesquisadores norte-americanos na quarta-feira. Só a antecipação de um evento alegre e engraçado pode elevar os níveis de endorfinas e outros hormônios que induzem o prazer e o relaxamento e diminuir a produção de hormônios do estresse, de acordo com uma equipe da Universidade da Califórnia em Irvine."É verdade", afirmou Lee Berk, professor assistente de medicina familiar e pesquisador de medicina complementar e alternativa que liderou o estudo.
"Essa pesquisa mostra que mesmo saber que você estará envolvido em um evento positivo com a antecedência de dias reduz os níveis de hormônios do estresse no sangue e aumenta as taxas de substâncias químicas conhecidas por ajudar no relaxamento", disse ele.
A equipe analisou 16 homens que concordaram que um certo vídeo era engraçado. Metade foi informada com três dias de antecedência que iria assistir à fita.
Os participantes que sabiam com antecedência que veriam o vídeo começaram a apresentar alterações biológicas imediatamente, informou Berk em um encontro da Sociedade de Neurociência, em Orlando.
Quando os homens assistiram à fita, os níveis de cortisol, um hormônio do estresse, caíram 39 por cento, segundo o cientista. A adrenalina diminuiu 70 por cento. Já os níveis do hormônio endorfina, ligado à sensação de bem-estar, aumentaram 27 por cento e as taxas de hormônio do crescimento subiram 87 por cento.
"O hormônio do crescimento é muito benéfico para o sistema imunológico."
Tudo isso indica que a antecipação de um evento engraçado pode reduzir o estresse e estimular o sistema de defesa, de acordo com Berk.
Essa é a primeira vez que um grupo demonstra que a antecipação de um evento engraçado provoca mudanças saudáveis no organismo, informou o pesquisador.
"Você fica pensando no assunto o dia todo, por isso, tem uma alteração na biologia antes mesmo de chegar lá", explicou ele. "Isso é terapêutico."
Berk disse que a descoberta reforça o conselho de que as pessoas devem rir um pouco para viver mais. "A antecipação é metade ou dois terços da diversão."