Cerca de um a cada cinco trabalhadores norte-americanos acreditam ter uma saúde excelente apesar do fato de estarem acima do peso, fumarem, beberem demais ou nunca praticarem atividade física, revelou uma pesquisa realizada no país.Num estudo com 1.450 adultos empregados, divulgado pela Oxford Health Plans Inc. na segunda-feira, 17 por cento dos entrevistados descreveram sua saúde como excelente, mas não demonstraram ter hábitos tão bons para pensarem dessa maneira.
Dos que se consideravam saudáveis, 55 por cento disseram estar pelo menos 11 quilos acima do peso ideal, 31 por cento fumavam, 21 por cento bebiam ao menos três copos de bebida alcóolica diariamente, 29 por cento consumiam no mínimo quatro xícaras de café ou de chá ao dia e 36 por cento não se exercitavam nunca.
Além disso, um quarto deles afirmou ter mais propensão a consumir alimentos fritos, salgados e doces.
"A negação é perigosa em relação à saúde. E isso cobra um preço alto mais à frente", afirmou Alan Muney, vice-presidente executivo da Oxford.
A pesquisa também demonstrou que pessoas com hábitos mais saudáveis, como atividades físicas frequentes e uma boa alimentação, eram mais motivadas no trabalho, correspondendo a 8,9 em uma escala de 10 pontos. Grande parte delas também era mais competente, marcando 9 na escala de 10 pontos.
Os que tinham os hábitos mais saudáveis eram ainda menos propensos a perder horas de sono ou deixar programas com a família ou os amigos de lado por causa do trabalho.
Dentre os trabalhadores com os piores hábitos, 37 por cento disseram que comiam em suas mesas de escritório o dia inteiro, 41 por cento não faziam intervalos e 18 por cento eram mais vulneráveis a perder o sono devido ao trabalho.
A enquete, feita por telefone e conduzida pela Central Marketing Inc, tem uma margem de erro de mais ou menos 3 pontos percentuais.